ECA Minhoca!

Plano de Aula do Filme Minhocas | Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min | SP

Quantas vezes nós damos vida as coisas que nos cercam? A vida de um brinquedo especial, ou de uma comida, um objeto esquisito. Nossa imaginação caminha por lugares que são muito improváveis e não há limites, nem pedágios para isso o curta Minhocas é um bom exemplo disso! Passeando pela realidade desses pequenos animais invertebrados poderemos no plano a seguir brincar de construir o mundo que os cerca!

Aprender sobre os Direitos da Criança e do Adolescente de uma forma lúdica.

Incentivar a pesquisa.

Trabalhar em grupo.

Etapa 1: (20 minutos)

O professor poderá começar o encontro falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pautando-se nos direitos essenciais, fazendo uma explanação sobre a importância das leis para o convívio social.

Dica: é importante também que se conte sobre a história e criação do ECA.

Etapa 2: (15 minutos)

Após essa primeira conversa, iniciamos a exibição do filme "Minhocas".

Etapa 3: (50 minutos ou mais).

Com a exibição do curta o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos para criar um Estatuto que defenda os direitos das Minhocas, contribuindo com a educação que a Mãe Minhoca deseja para o seu Filho Minhoca.

O professor poderá pedir uma quantidade mínima de leis para incentivar que os alunos se esforcem em criar coisas diferentes, pensando na realidade das minhocas. É aconselhável que se faça uma pesquisa para entender no que as minhocas contribuem com o meio ambiente, como elas vivem, do que se alimentam etc.

A partir dessa pesquisa ficará mais fácil a criação das Leis, que deverão seguir o formato do ECA, fazendo com que os alunos entrem em contato com o estatuto para conseguir reproduzir as leis criadas por eles.

Avaliação:

Para avaliar essa atividade o professor poderá pedir para que cada grupo entregue seu estatuto impresso ou digitalizado, na segunda opção, seria interessante encaminhar para os produtores do curta, como incentivo e agradecimento pela inspiração através do filme.

Outra sugestão avaliativa é uma apresentação do Estatuto das Minhocas de cada grupo para toda a turma.