|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Pais e Filhos: Sempre próximos


Plano de Aula do Filme Icarus | Animação | De Victor-Hugo Borges | 2007 | 11 min | SP


O trabalho do pai de Icarus faz com que ele não consiga ver seu filho acordado. Sai cedo demais e volta já a noite, quando o menino está a dormir. Apesar disso, há sempre um indício claro deixado pelo pai para o filho de que ele esteve por lá, a abençoar-lhe o sono, a beijar-lhe a face. Apesar desta distância, resultante do cotidiano de trabalho, fica claro o carinho e a preocupação que deve sempre marcar a relação familiar. A proximidade quando não se concretiza na prática diária, cotidiana, se revela em pequenos atos e solidifica, ainda assim, parcial, o amor de pai para filho, o maior de todos os legados que ficam para a prole. Em Icarus assistimos uma animação, curta-metragem, que demonstra, o quanto isso permanece para os filhos...




Objetivos
Estimular maior participação da família (pai e mãe) na vida dos filhos. Demonstrar para os filhos o quanto os pais são importantes e que, ao mesmo tempo, não estarão para sempre por perto. Abrir o diálogo para abordar um tema difícil e complicado para as crianças, a perda, a dor da ausência, a finitude, a morte.

Situação Didática
Apresentar o filme e dialogar com os alunos sobre os pontos que mais lhes chamaram a atenção. Perceber se em suas respostas há uma leitura das sequências que sutilmente denunciam a morte do pai de Icarus. Mostrar a partir de então que esta perda causa, inicialmente, dor no personagem, que não mais percebe os dias como iluminados, mas como escuros, a lembrar a noite. Verificar se perceberam como Icarus supera a situação de dor e percebe a nova "presença" paterna. Levantar questionamentos junto ao grupo se conhecem alguém que já perdeu pais, tios, avós ou outros parentes ou se, mesmo, isso já lhes aconteceu. Verificar como lidaram com isso. Buscar outras histórias que abordem a questão da perda e/ou que valorizem a relação familiar, a presença dos pais na vida e formação dos filhos.

Comentários
Um filme, duas temáticas fortes, ambas merecedoras de atenção e dignas de se trabalhar em sala de aula. Icarus propõe a discussão a partir de um curta com visual gótico, escuro, que inicialmente até intimida (que lembra um pouco o longa A Noiva Cadáver, de Tim Burton), mas que com o desenvolvimento da trama nos transpõem para um universo mais claro, a indicar caminhos melhores para o personagem. As ligações entre pai e filho, dificultadas pelo cotidiano, são superadas a partir do momento em que se criam elos invisíveis aos olhos de terceiros... Elos estes que continuam presentes mesmo depois que se consuma a ausência definitiva entre eles...

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado