|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Liberdade na WEB. Existe?


Plano de Aula do Filme Passo | Animação | De Alê Abreu | 2007 | 4 min | SP


A internet oferece um mundo de informações e a 'liberdade' para explorá-las e multiplicá-las. O curta "Passos" oferece a oportunidade de se fazer a discussão sobre o tema por meio da metáfora do pássaro. Liberdade é um conceito muito discutido por vários filósofos: Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros. A liberdade é classificada como a independência de um ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A partir disso surge a pergunta: será que realmente os indivíduos têm a liberdade que dizem ter. Todavia, pouco se reflete sobre a responsabilidade que pressupõe a liberdade. Ser livre não é ser irresponsável.





Objetivos

- Refletir sobre o conceito de liberdade na atualidade.



- Produzir um texto dissertativo sobre o sentido da liberdade na vida pessoal.




Situação Didática

1° momento:

Coloque o curta para os alunos assistirem em partes e a cada parte solicite que digam "livremente" o que mais chamou a atenção deles. Não direcione! Deixe-os livres. (vá anotando em um papel as ideias relacionadas à liberdade levantadas pelos alunos.)



a) parte I - até o primeiro minuto

b) parte II - 2'45"

c) parte III - 2"45 até o final

2° momento:

Nesse momento, exiba novamente o curta sem interrupções a partir do roteiro de perguntas reinicie a discussão oral relacionando o tema a atualidade: (nesse caso, adeque as questões ao público-alvo - neste plano colocamos algumas sugestões)



a) Vocês se sentem livres?

b) Quais são os momentos em que se sentem livres?

c) Relate alguma atitude em que você se considerou livre?

d) Você se sente livre quando está em uma rede social?

e) Qual é o 'limite da liberdade'? Liberdade tem limite?

f) Quem é livre pode ou deve ser responsável?

3° momento:

Reúna os alunos em grupos e solicite que eles redijam pequenos parágrafos sobre as seguintes proposições:



a) Elabore um conceito para liberdade.

b) Relate uma situação que represente a liberdade.

c) Dê um exemplo de uma personalidade que pode ser compreendida como representante da liberdade.

4° momento:

Em parceria com o professor de Português, retome o curta apresentado e solicite aos alunos que redijam um texto dissertativo relacionando o curta e o poema a seguir de Fernando Pessoa (in Cancioneiro)



Liberdade



Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

Sol doira

Sem literatura

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como o tempo não tem pressa...



Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.



Quanto é melhor, quanto há bruma,

Esperar por D.Sebastião,

Quer venha ou não!



Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças,



Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.



Mais que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...



Depois dos textos prontos, organize os textos e publico utilizando a plataforma Livros Digitais.

Para dar continuidade a discussão do tema liberdade sob outra ótica: o medo da liberdade, assista ao curta: O paradoxo de um passarinho



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Caroline Franco


Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas
Nível: Ensino Superior