Sentimentos e valores - o auto-descobrimento

Plano de Aula do Filme Solidão sem Fim | Animação | De Alexandre Costa | 2007 | 5 min | MG

(...) O homem, cada um dos homens, é um sonho a mais,
um sonho fugaz criado pela tenaz e constante vontade de viver,
imagem efêmera que o espírito infinito da natureza desenha na página do tempo e do espaço
impressa nela alguns instantes logo se desfaz para dar lugar a muitas outras.
(...) Nossa vida é um episódio que perturba, sem nenhuma utilidade, a serenidade do nada.
(Arthur Schopenhauer)
No curta, "Sol", o protagonista do desenho vai relatando suas descobertas sobre o mundo através de gestos. Começa pela descoberta de Si mesmo, fisicamente, depois as pessoas que passam por sua vida, pessoas brutas, pessoas amigas, pessoas amadas... Porém,
de repente "Sol" começa a perder essas pessoas e é tomado pela tristeza. Relegado ao abandono e à solidão, passa a "sentir" suas emoções. Seu mundo, que era alegre e feliz passa a ser triste e solitário. Desta forma, "Sol" descobre que modificar essas emoções depende, exclusivamente, de atitudes pessoais: suas maneiras de reagir ao sentimento negativo de forma a eliminá-lo e reencontrar alegria e satisfação.
Comumente, em nossas vidas, passamos por situações de alegria, bem estar, amizade e amor, também temos momentos de tristeza, angústia e solidão.
Nossos esforços devem ser concentrados em lidar com esses sentimentos, viver e aproveitar os momentos felizes com tranqüilidade e os momentos "menos felizes" com a "devida" sabedoria para superá-los. Estar atento e aprender sobre nós mesmos, nosso corpo e nossas emoções é fundamental para nosso processo de individuação e auto-descoberta.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em Psicologia (comportamento):
o Sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade
o Valores como: tolerância, respeito e amor.
 Em Português
o Leitura de Contos Infantis que retratem tais sentimentos e valores.
 Em Arte
o Expressão dos sentimentos através da Arte.

Refletir sobre nossos sentimentos e valores
o Discutir sobre como identificar as diferentes sensações que cada sentimento produz em cada pessoa e suas formas de expressão
o Conhecer contos infantis e estabelecer relações com nossos sentimentos

Fases do trabalho:

1. Apresentação do curta "Solidão sem fim"

2. Conceituar os sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade e valores como: tolerância, respeito e amor

3. Pesquisar sobre as formas de expressão desses sentimentos e valores
a. Na escola
b. Na família
c. Na sociedade

4. Ler contos infantis e discutir sobre os sentimentos e valores expressos nos mesmos

5. Discutir (com Ensino Médio) o texto:
... Fiz de mim o que não soube,
e o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
estava pegada à cara...
(Tabacaria "O Eu profundo dos Eus" Fernando Pessoa)

6. Criar um conto que contenha sentimentos e valores levantados pelo grupo.