|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Ele não era pior, só diferente...


Plano de Aula do Filme Frankenstein Punk | Animação | De Cao Hamburger, Eliana Fonseca | 1986 | 12 min | SP


Tolerância é uma das palavras-chave para o mundo em que vivemos. Não há possibilidade de paz no horizonte se não admitirmos as diferenças que existem entre nós e percebermos que isso, na realidade, constitui riqueza essencial para a vida no planeta. É como a biodiversidade, ou seja, nossas particularidades pessoais existem para tornar o universo mais belo, possível e rico. Se todos fôssemos iguais, certamente o mundo seria deveras chato, não é mesmo. Então que olhemos para o outro, o próximo, como alguém que por suas características únicas torna o mundo um lugar muito mais interessante para se viver!




Objetivos
Discutir a tolerância e a aceitação das diferenças a partir deste curta-metragem de animação entre as crianças da educação infantil ou dos primeiros anos do ciclo fundamental I. Permitir que elas percebam que a riqueza está na diversidade, nas diferenças e que precisamos respeitar os outros.

Situação Didática
Leia histórias que mostrem pessoas diferentes e como elas muitas vezes são incompreendidas e destratadas, ou seja, como são rejeitadas. Aproxime as histórias do cotidiano, mostrando que somos imperfeitos, mas que isso não constitui problema, pelo contrário, que todos são assim e que devemos nos aceitar e aos outros sem qualquer restrição. Para reforçar passe o curta Frankenstein Punk e peça a eles que depois contem a história vista, com cada criança sendo responsável por relatar um pequeno trecho. Concluam com atividades artísticas, como pintura ou colagem, buscando expressar a riqueza que há na diversidade e a necessidade da tolerância.

Comentários
Certa vez fui ao cinema com meus filhos, ainda pequenos, para assistir Castelo Rá-Tim-Bum, o filme. Ao sairmos da sala, minha menina, então com 4 anos, virou-se para mim e disse o seguinte sobre o personagem Nino (Cássio Scapin), o menino bruxo de 400 anos: Ele não é pior, só é diferente... Havia aprendido a lição da tolerância numa sala de cinema. Que outras crianças possam também aprender tais ensinamentos no escurinho do cinema, numa sala de aula, na leitura de um livro...

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado