|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Para melhorar as relações entre pais e filhos


Plano de Aula do Filme Eu Queria Ser Um Monstro | Animação | De Marão | 2009 | 8 min | RJ


As crianças precisam da orientação dos pais. E esta presença e participação não deve se restringir a infância propriamente dita, mas também aos períodos de pré-adolescência e adolescência. Preza-se a autonomia que aos poucos vai sendo atingida, com etapas sendo vencidas, conhecimentos incorporados e novas atitudes surgindo, no entanto, mesmo quando os meninos e meninas já estão na faixa dos 13 aos 16 anos, mostram os especialistas que a família deve continuar por perto. Muitos pais acreditam que quando seus filhos atingem a pré-adolescência e adolescência, já não são mais tão necessários. É um engano grave, pois a formação ainda está em curso!




Objetivos
Mostrar que as crianças precisam contar com o apoio das famílias para sua educação em todos os aspectos, dos mais simples atos e elementos cotidianos aos mais complexos, relativos a formação de caráter, valores, ética e incorporação a vida em sociedade.

Situação Didática
Evocar a ideia de família juntamente aos alunos através de atividades lúdicas, como desenhos ou colagens. Criar painéis em que as famílias sejam retratadas em seu cotidiano, seja ele doméstico ou ainda profissional. Abordar as relações entre pais e filhos buscando descobrir como os alunos entendem este fenômeno e como gostariam que fosse. Passar o filme para todos os alunos e, depois de exibi-lo, enumerar com o grupo ideias que consideraram corretas e erradas apresentadas. Comparar tais ideias com o que os alunos relataram sobre vida em família. Criar ao final deste processo um documento coletivo com boas ideias para a vida em família.

Comentários
O diálogo, a compreensão, o carinho, a presença, a partilha e o companheirismo, é o que se espera na relação entre pais e filhos. É preciso, no entanto, que se entenda, com real clareza, que compete aos pais educar e que, sendo assim, em muitos momentos, o pai e a mãe deverão assumir posturas e agir de forma que não seja a desejada pelos filhos, negando a eles alguns de seus desejos ou necessidades. Ainda que isso possa gerar incompreensão ou resistência dos filhos, é preciso sempre deixar claro o que motiva tais ações e mostrar que os pais sempre querem o melhor para seus filhos.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado