|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Quando Literatura e Cinema se unem
 



Aprender Literatura é sempre estimulante, e nada melhor do que bons livros para inspirar os alunos. Mas o Cinema também pode ser uma ferramenta excelente para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o universo da literatura!


Selecionamos filmes e planos de aula que trabalham o assunto em diferentes níveis de ensino.

O filme Patativa é ótimo para discutir poesia oral e variações linguísticas; no curta Olho de Mosca, Arnaldo Antunes, Antonio Cícero, Carlito Azevedo e Paulo Henriques Britto conversam sobre o fazer poético; e por que não usar um filme para ensinar o gênero carta/correspondência aos alunos, como mostra o plano de aula de O Nosso Livro?

Aproveite para assistir à série Impressões do Brasil, que apresenta um grande escritor contemporâneo a cada episódio, na plataforma de streaming Tamanduá.


Boa sessão!


Destaques

Vida e obra de Patativa do Assaré - a trajetória desse homem, personagem, mito, poeta embevecido pela compreensão crítica do mundo.

Documentário sobre poesia, na visão de 4 poetas contemporâneos: Arnaldo Antunes, Antonio Cícero, Carlito Azevedo e Paulo Henriques Britto.


Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados.

Em cada episódio, "Impressões do Brasil" irá abordar um grande escritor contemporâneo, ainda em atividade.

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um curta aleatório!