Foram encontrados 27 relatos(s) para o filme A Pessoa é Para o que Nasce
Buscando por:
A visão de um cego
Objetivo
Despertar nos alunos uma visão igualitária da sociedade como um todo, provocando discussões sobre as condições de vida das pessoas com deficiência visual e baixo poder aquisitivo o que dificulta ainda mais a vida dessas três irmãs, fazendo-os entender que esse também é um problema de caráter econômico, além de social. A partir dessa temática, construir novos cidadãos aptos para lidar com as diferenças e capazes de reprimir a ação preconceituosa da sociedade que exclui de forma impiedosa as pessoas portadoras de deficiências (seja qual for), privando-as de seus direitos básicos (estudar, trabalhar...),
passando, assim, a tratar de forma respeitosa os portadores de deficiências cujas as necessidades têm que ser levadas em conta em quaisquer situação.
De 15/09/2008
| 990
Tema(s) abordados(s)
Ética
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
28
Professor-Autor
josilene justino de azevedo
Escola ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | CABEDELO | Urbana | Municipal
O olhar pelo coração
Objetivo
O filme "A pessoa é para o que nasce" torna-se uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da prática reflexiva em nossos alunos. Ao ser muito rico em situações chaves, tais como a deficiência visual, a pobreza na região Nordeste e o talento artístico, o filme nos presenteia com uma abordagem humanística sobre a inclusão, ou a falta desta, em nosso país. Portanto, a partir destes temas principais, os alunos percebem e ponderam a respeito do porquê haver tanta miséria no Nordeste, da existência de variantes lingüísticas regionais, da discriminação e o preconceito aos portadores de deficiência e de haver uma cultura popular musical muito rica no Nordeste. Por meio de debates orais e produção escrita, avaliamos a exposição de idéias e a capacidade reflexiva e persuasiva de cada aluno.
De 29/10/2008
| 561
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
40
Professor-Autor
ARNALDO JOSÉ DA SILVA XAVIER
Escola UNID EDUC GAMA E SOUZA | RJ | RIO DE JANEIRO | Urbana | Particular
a visão vem da alma
Objetivo
Identificar habilidades que possam ser desenvolvidas usando outros sentidos,estimulando o respeito com os deficientes físicos.
Proporcionar aos educandos a oportunidade de refletir sobre a questão desiguladade social e cultural.Despertar o gosto pelo ci-
nema, incentivando os alunos a assitir os filmes e analisá-los.
De 30/10/2008
| 74
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
41
Professor-Autor
gildete alcantara da silva
Escola ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | CABEDELO | Urbana | Municipal
O que e para que somos?
Objetivo
Envolver os alunos na busca de seus talentos, aumentando sua alto-estima de maneira a construir confiança em sí mesmos.
Aguçar
a curiosidade em
conhecerem suas histórias de vida de maneira a refletirem sobre o futuro.
De 16/09/2008
| 340
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
60
Professor-Autor
miriam carvalho
A vida diante de seus olhos
Objetivo
O presente trabalho teve como objetivo inserir entre os alunos o repeito para com os deficientes visuais e a integração entre eles na sociedade como um todo; a integração dos alunos em uma sociedade sem preconceito e com integração entre as pessoas.
De 11/10/2008
| 633
Tema(s) abordados(s)
Cidadania
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 7 a 10 anos
Nº de alunos na turma
21
Professor-Autor
sheila maria viana do amaral
Escola ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | CABEDELO | Urbana | Municipal
A pessoa é para o que nasce
Objetivo
1-Refletir sobre a situação do deficiente visual.
2-Pesquisar o número de deficientes visuais em nossa cidade e entrevistá-los.
3-Conhecer o modo de sobrevivência destes deficientes em nossa cidade.
4-Observar a importância dos sonhos noturnos na vida do deficiente visual.
5-Identificar o grau de aceitação da cegueira nas pessoas que a possuem.
6-Identificar as habilidade que elas desenvolveram com os outros sentidos.
De 15/10/2008
| 29
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
46
Professor-Autor
Maria Célia Matias
Escola SIMÃO ANGELO ESC DE ENS FUND E MÉDIO | CE | PENAFORTE | Urbana | Estadual
Consciência
Objetivo
Contribuir para um novo olhar sobre a realidade na qual vivem os educandos.
Despertar para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Desconstruir conceitos com relação ao diferente.
Construir novos conceitos com realção à diversidade( religiosa, ideológica, étnica...)
De 16/10/2008
| 33
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
60
Professor-Autor
bruno correia de aragão
Escola ESCOLA PE ZACARIAS TAVARES | PE | CARUARU | Urbana | Estadual
A inclusão começa pelo Respeito
Objetivo
Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos conheçam a importância da arte em nossas vidas; compreendam que por trás da arte existe todo um contexto histórico que marcam a história da humanidade ou de uma sociedade.
Que saibam analisar a importância de incluir pessoas com problemas especiais em nosso meio, não olhando essas com pena, mas sim como seres humanos capazes de desenvolver também algo tipo atividade que contribua para o desenvolvimento da sociedade.
De 04/11/2008
| 3
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
150
Professor-Autor
Cremilda Lustosa Almeida
Escola CEM FÉLIX CAMOA I | TO | PORTO NACIONAL | Urbana | Estadual
A inclusão começa pelo respeito
Objetivo
Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos conheçam a importância da arte em nossas vidas; compreendam que por trás da arte existe todo um contexto histórico que marca a história da humanidade ou de uma sociedade. Que saibam analisar a importância de incluir pessoas com problemas especiais em nosso meio, não olhando essas com pena, mas sim como seres humanos capazes de desenvolver também algum tipo atividade que contribua para o desenvolvimento da sociedade.
De 04/11/2008
| 33
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
150
Professor-Autor
Cremilda Lustosa Almeida
Escola CEM FÉLIX CAMOA I | TO | PORTO NACIONAL | Urbana | Estadual
Percepções
Objetivo
Ver com outros sentidos a vida e
encontrar valores positivos no ser humano com o intuito de trabalhar melhor a identidade social.
De 29/07/2008
| 63
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
150
Professor-Autor
Halerrandro Tavares de Araújo
Escola CIEP BRIZOLAO 323 MARIA WERNECK DE CASTRO | RJ | RIO DE JANEIRO | Urbana | Estadual