Foram encontrados 6 relatos(s) para o filme Dona Cristina Perdeu a Memória
Buscando por:
O povoado que achou a memória
Objetivo
Articulado ao projeto "Memória e Linguagem", desenvolvido neste ano, na E.M.Dr.Pedro Marques - JF/MG, objetivamos:
- Perceber as diferentes formas de utilização das linguagens, no intuito de construir, preservar e até encontrar uma memória "perdida";
- Perceber a importância das palavras usadas para nomear principalmente pessoas;
- Perceber a extrapolação do signo lingüístico e a contribuição de outros signos contidos nas metáforas da imagem, dotados de igual relevância no papel de construção da memória;
- Perceber a contribuição da palavra oralizada ou escrita, usada em forma de narrativa e seu papel na organização do passado e, conseqüentemente, do percurso de construção da memória;
- Pensar na força da narrativa, enquanto modalidade discursiva capaz de criar "verdades ou mentiras".
De 08/12/2009
| 152
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
35
Professor-Autor
Valéria Cristina Ribeiro Perei
Pedagogia das relações: construção e possibilidades
Objetivo
Investigar as diferentes possibilidades de se construir relações de afetividade entre os sujeitos [intérpretes], de diferentes gerações ou classes sociais.
Identificar no filme os signos representativos de uma afetividade construída entre os intérpretes, suas formas e representações.
Averiguar as diferentes significações desses signos na formação da relação afetividade entre os intérpretes.
De 01/10/2008
| 265
Tema(s) abordados(s)
Pedagogia
Nível de ensino da turma*
Superior
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
25
Professor-Autor
Darcel Andrade Alves
Escola ESCOLA MADRE CELESTE | PA | ANANINDEUA | Urbana | Particular
Reflexões sobre a memória
Objetivo
No encerramento da realização do estágio obrigatório em História, utilizamos o curta "Dona Cristina perdeu a memória" com o objetivo de discutir com os alunos da 6ª série questões relacionadas com a construção da memória, da identidade e das diferentes narrativas. A partir do entendimento de que esses conceitos não estão dados a priore, procuramos desenvolver atividades que evidenciassem o trabalho, a elaboração e a rememoração da memória.
De 16/09/2012
| 6
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
18
Professor-Autor
Mônica Maciel Vahl
biografemas de instantes quaisquer
Objetivo
- Propiciar aos alunos uma reflexão sobre os Idosos no Brasil, na nossa Comunidade e na família.
- Buscar, juntamente com a poesia, a invenção de memórias, a criação de personagens, o alcance de vôos com a imaginação e o diálogo por cartas.
De 16/09/2012
| 2
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
28
Professor-Autor
Elisandro Rodrigues
Escola ESC MUN ENS FUND PREF WALMIR DOS SANTOS MARTINS | RS | SAPUCAIA DO SUL | Urbana | Municipal
A memória contribuindo para os alunos entenderem melhor a história
Objetivo
Utilizando o filme "Dona Cristina perdeu a memória", na disciplina de história, em uma turma de 6ª série, tivemos como objetivo principal poder demonstrar o quando a história é feita por escolhas, que não necessariamente são mentiras, mas versões, e que precisamos analisá-las e conhecê-las. O objetivo primordial, também escolhido por nós, foi o trabalho com a memória como fluida: o que lembramos hoje não será exatamente o que lembraremos amanhã. Estas escolhas tiveram como intenção aproximar a disciplina dos alunos, porque acreditamos que a história ainda está muito distante da realidade das crianças.
De 16/09/2012
| 7
Tema(s) abordados(s)
Inclusão/Deficiências
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
17
Professor-Autor
Chéli Nunes Meira
Escola ESC MUN ENS FUN CARLOS LAQUINTINIE | RS | PELOTAS | Urbana | Municipal