Foram encontrados 14 relatos(s) para o filme Barbosa
Buscando por:
O humano e o tempo
Objetivo
A apresentação do filme serviu para ilustrar e encerrar um ciclo de estudos que se deu em torno da temática do tempo no âmbito do pensamento filosófico. Ele foi utilizado para que os educandos pudessem fazer uma sistematização entre as ideias sobre o tempo que haviam estudado com base nos filósofos: Aristóteles; Santo Agostinho; David Hume; Immanuel Kant; Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre. Um dos objetivos desta temática sobre o tempo foi também o de demonstrar a relação entre o pensamento filosófico e o desenvolvimento da física no que concerne ao tempo ser um dos objetos principais de estudo desta ciência. Na temática deste bimestre, que foi justamente a relação entre o humano e o tempo, o filme foi utilizado como um instrumento para a efetivação da teoria numa situação prática.
De 11/01/2010
| 162
Disciplina(s)
Filosofia,
Física
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
32
Professor-Autor
Maurício Fernando Bozatski
Escola REGENTE FEIJO, C E - E FUND MEDIO E PROF | PR | PONTA GROSSA | Urbana | Estadual
Alienação, sociedade, política e futebol
Objetivo
Perceber tudo que em Copa do Mundo
não se relaciona com o futebol, ficando em segundo ou terceiro plano, tanto para a sociedade civil como para a política.
Conhecer o pensamento e interesse dos homens em futebol.
Relacionar o passado com a atualidade, comparando Copas do Mundo,
pela fala, vestimentas, etc.
Comparar conteúdos entre filmes, exibindo também o curta Kinocopa.
Refletir sobre as consequências das eleições sempre coincidirem com a copa do mundo.
De 06/11/2007
| 210
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 7 a 10 anos
Nº de alunos na turma
60
Professor-Autor
Rosita Seligra Lopes
Escola BOSKO PRERADOVIC EMEB | SP | SAO BERNARDO DO CAMPO | Urbana | Municipal
Abrindo um Espaço para o Tempo
Objetivo
Discutir sobre a física do tempo e seus aspectos psicológicos, buscando fundamentos na Filosofia e na História.
Mostrar que toda a Física clássica está fundamentada na experiência que temos de tempo, ainda que nos seja difícil definí-lo.
Discutir a possibilidade ou não de viagens no tempo, como a que aparece em Barbosa.
De 10/11/2007
| 549
Tema(s) abordados(s)
Psicologia
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
38
Professor-Autor
Luiz Alfredo Andrade Ferraz
Escola C.E. CARDOSO FONTES | RJ | PETROPOLIS | Urbana | Estadual
A tecnologia a serviço da inclusão e da educação
Objetivo
Proporcionar conhecimentos básicos sobre o domínio das novas tecnologias da informação e comunicação aproximando os excluídos do mundo digital para o pleno exercício da cidadania.
Possibilitar aos excluídos o mundo digital o acesso às novas tecnologias com soluções de problemas relacionandos ao cotidiano do aluno; Permitir o acesso à tecnologiaa para o entendimento de seus mecanismos complementando e servindo de arcabouço para as várias formas de comunicação tradicionais; Construir, mediante experiências práticas, conhecimentos colaborativos em diferentes áreas, ligada à realidade do aluno, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares.
De 29/11/2007
| 108
Disciplina(s)
Física,
Sociologia
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
Mª Lourdimar de Lucena Pereira
Escola SIMÃO ANGELO ESC DE ENS FUND E MÉDIO | CE | PENAFORTE | Urbana | Estadual
Barbosa: um prisioneiro do passado.
Objetivo
1. analisar as relações entre ficção e história;
2. ler o roteiro original do curta;
3. compreender as relações de sentido entre o texto do roteiro e as imagens do curta;
4. traçar um breve panorama sócio-hitórico do preconceito racial;
5. buscar as causas que contribuíram para a discriminação do personagem histórico Barbosa;
5. debater sobre as consequências psicológicas e sobre o ato de culpa vivenciado por Barbosa;
6. pensar as relações entre futebol e vida, no nosso país;
7. comparar as visões do Eu (identidade) e do Outro (alteridade);
8. debater sobre o individual e o coletivo no esporte.
De 30/06/2010
| 698
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
40
Professor-Autor
wendell de freitas amaral
Escola EE DEP OLAVO COSTA | MG | JUIZ DE FORA | Urbana | Estadual
Sonho Desfeito - 1950
Objetivo
Conhecer e situar fatos históricos em diversas épocas.
Compreender que histórias individuais podem e fazem parte integrante de histórias coletivas.
Aprender a utilizar as diversas formas de linguagem para reescrever ficção e realidade.
Fazer uso da linguagem teatral e da representação para recriar fatos históricos no
contexto social e político.
De 09/11/2007
| 159
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
35
Professor-Autor
cleide brasil rodrigues
Escola ESCOLA SENADOR PETRONIO PORTELA | PE | JABOATAO DOS GUARARAPES | Urbana | Estadual
Barbosa é melhor
Objetivo
São sempre perguntas intrigantes: e se pudéssemos voltar e mudar algo em nosso passado? Será que temos liberdade de escolher nosso futuro ou nosso destino já está traçado? São perguntas referentes à nossa vida e às nossas escolhas. Portanto, atingem a todos que param para pensar sobre o sentido da vida que estão levando. Talvez, por este motivo, que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo escolheu este tema como conteúdo para ser apresentado aos alunos da segunda série do ensino médio na disciplina Filosofia.
De 06/10/2008
| 38
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
45
Professor-Autor
andre luis la salvia
Escola ALCINDO BUENO DE ASSIS MINISTRO | SP | BRAGANCA PAULISTA | Urbana | Estadual
teste
Objetivo
teste
De 09/12/2011
| 4
Faixa etária da turma*
de 3 a 7 anos
Nº de alunos na turma
1
Professor-Autor
Carolina Real Assis Ribeiro
Escola E.T.E. ADOLPHO BLOCH | RJ | RIO DE JANEIRO | Urbana | Estadual
Futebol
Objetivo
O filme foi indicado visando: diversificar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a interpretação do filme como fonte histórica; estimular a percepção de eventuais semelhanças e diferenças; questionar as possíveis relações entre o presente e o passado, indagando como essas épocas se relacionam e qual a importância do futebol naquela época.
De 05/07/2012
| 1
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
26
Professor-Autor
marilda schneider slonski
Escola ESTANISLAU WRUBLEWSKI,COL E-EN FUND E ME | PR | CRUZ MACHADO | Urbana | Estadual