Foram encontrados 5 relatos(s) para o filme Enquanto a Tristeza não Vem
Buscando por:
"A Arte é o Espelho Social de Uma Época
Objetivo
Reconhecer a diversidade de documentos históricos; identificar seus autores, momento e local de produção e compará-los entre si. Investigar o passado em diferentes fontes documentais: leis, letras de músicas, músicas, capas de LP(vinil), notícias de jornais, revistas, pinturas, fotografias, documentários, filmes, livros e charges. Compreender as lutas e as conquistas políticas travadas por indivíduos, classes e movimentos sociais, analisando a História do Brasil e suas relações com a História da América e com diferentes sociedades e culturas do mundo. Reconhecer relações entre a sociedade, a cultura e a arte no presente e no passado, estabelecendo vínculos entre as gerações e seus contextos históricos. Contribuir para a formação intelectual e cultural dos estudantes
De 09/11/2007
| 491
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
Carlos Alberto Antunes Carmo
Escola C EDUC MUN PROF ALCIDES R PEREIRA | MG | ITABIRITO | Urbana | Municipal
A Cultura Brasileira
Objetivo
Pensar em educação hoje é pensar em recursos que não sejam só lousa,
aula expositiva,
equipamentos com tranparências, mas em utilizar outras linguagens,
também visuais e auditivas. Sendo assim,
quando utilizamos um filme para trabalharmos a história de um determinado
período estamos fazendo uma interação de códigos.
A escolha do curta "Enquanto a Tristeza não vem" está relacionada a um questionamento sobre a cultura brasileira e sua transformação no curso da história, que no depoimento de Sergio Ricardo fica muito evidente.
Aproveitando aulas sobre o periodo de 1946 a 1964 , 1964 a 1985
e de 1985 a 2007 para 3º ano do Ensino Médio, utilizamos o curta para questionar e refletir sobre a Cultura brasileira de 1946 a 2007.
De 08/11/2007
| 80
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
40
Professor-Autor
Silvana Albadalejo Garvi
Escola EDGARD PIMENTEL REZENDE PROF | SP | SAO PAULO | Urbana | Estadual
Literatura, MPB e movimento estudantil na ditadura militar
Objetivo
Nosso objetivo, ao exibir o filme "Enquanto a tristeza não vem", é dar continuidade ao projeto iniciado no 3º bimestre, que envolvia Literatura, MPB, arte engajada e movimento estudantil durante a ditadura militar brasileira.
Sérgio Ricardo compunha o quadro de artistas brasileiros engajados e teve um percurso na música iniciado na Bossa Nova, compôs trilhas sonoras para os filmes de Glauber Rocha e, como um cronista, registrou em canções importantes momentos da nossa recente história. A exibição do curta seria uma maneira interessante de discutir o momento pelo qual o Brasil passou, trazer ao conhecimento do alunado esse artista e levantar questões sobre direitos humanos, censura, arte engajada e a importância do movimento estudantil para a época e do papel dos grêmio na atualidade.
De 16/12/2010
| 20
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
25
Professor-Autor
Pablo Vallegros de Oliveira
Escola C.E. CARLOS MARIA MARCHON | RJ | NOVA FRIBURGO | Rural | Estadual
O pensamento revolucionário durante a ditadura militar
Objetivo
Mostrar através do discurso do Sergio Ricardo como os jovens que protestavam contra o regime militar instaurado em 1964 pensavam;
conhecer através das imagens a ação e a reação daqueles que lutavam a favor e contra o regime autoritário;
verificar a importância da música como aglutinador, meio de informação e de denúncia das arbitrariedades do regime militar.
De 06/11/2007
| 83
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
34
Professor-Autor
Luiz Alberto Bruno
Quando a Tristeza não vem
Objetivo
Elevar A Auto-Estima Dos Participantes;
Integrar Alunos/Alunos/Professor;
Desenvolver A Atenção;
Despertar O Interesse Pela Leitura;
Desenvolver A Interpretação;
Desenvolver A Comunicação;
Despertar O Interesse Pela Vida.
De 10/09/2008
| 37
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
150
Professor-Autor
Maria de Fátima Leite Fernande