Foram encontrados 148 relatos(s) para o filme O Xadrez das Cores
Buscando por:
O melhor da idade
Objetivo
Sensibilizar a comunidade escolar da importância do idoso em nossa sociedade, valorizando a vida, respeitando as experiências, integrando-o na sociedade civil e principalmente no seio familiar, levando afetividade e
orientando o idoso e a família sobre os seus direitos.
De 04/12/2007
| 321
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
34
Professor-Autor
ALexandra Pascoal Ribeiro
Escola EEEFM P HUMBERTO PIACENTE | ES | VILA VELHA | Urbana | Estadual
Educação: Construção do Humano em nós
Objetivo
Desenvolver o sentimento de solidariedade, resgatando valores como: ética, respeito, humildade, e o resgate da Humanização através da educação como ferramenta indispensável de transformação da sociedade contemporânea.Utilizar as novas tecnologias de forma objetiva e atraente, como aliadas do processo de ensino e aprendizagem.
De 10/09/2008
| 23
Nível de ensino da turma*
Superior
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
Joelma Barreto Costa
Convivendo com as diferenças
Objetivo
Percebi Que Os Alunos Tinham Muita Dificuldade Em Aceitar Os Colegas,Com Relação À Sua Forma De Jogar.Todos Nós Somos Diferentes Em Tudo, Mas As Vezes Algumas Diferenças Quando Confrontadas Geram Conflitos.Pensando Em Fazer Uma Reflexão Com Meus Alunos Sobre Os
Conflitos Que Aconteciam Em Minhas Aulas De Educação Física,Devido À Diferença De Níveis De Performance Nos Jogos,Passei Este Filme.Escolhi Este Filme Devido Ao Fato Dele Utilizar Um Jogo Para Resolver Um Problema De Preconceito,Ou Melhor,Aceitação De Uma Diferença Étnica.
De 11/09/2008
| 410
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
DEMÉTRIO DA ROCHA RIBEIRO JR.
Escola EM VIRGILIO DE MELO FRANCO | MG | CONTAGEM | Urbana | Municipal
A Dança das Cores
Objetivo
Inicialmente o filme foi utilizado com o objetivo de trabalhar a questão do racismo para a Disciplina de Ensino Religioso, com o objetivo de suscitar um dialogo entre os alunos da 7° e 8° série do Ensino Fundamental. Após assistirem o filme os alunos realizaram uma análise coletiva dos aspectos do curta metragem, posteriormente cada educando foi convidado a escrever a sua opinião relacionando a mesma com as cenas do curta metragem, como também socializar as suas experiências com situações ligadas ao racismo e a discriminação social.
Após a conclusão da parte escrita cada aluno foi convidado para realizar em uma folha de papel A4 um desenho antirracismo e anti-discriminação para compor um mural a ser colocado próximo a entra da escola, com o objetivo de chamar a atenção dos transeuntes.
De 07/10/2010
| 52
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
50
Professor-Autor
Cesar Luis Theis
Escola EEB DR THEODURETO DE FARIA SOUTO | SC | DIONISIO CERQUEIRA | Urbana | Estadual
Uma experiência de cineclubismo na escola
Objetivo
- Garantir um espaço de entretenimento ao aluno;
- Propor o diálogo entre alunos e professores sobre a temática do preconceito e suas diversas formas de apresentação na sociedade, através do filme exibido;
- Garantir ao aluno um espaço para compartilhar suas experiências e impressões sobre o tema abordado no filme;
- Contribuir, em um espaço alternativo, com a formação do aluno como cidadão, através da valorização da diferença e respeito mútuo.
De 05/07/2012
| 13
Tema(s) abordados(s)
Cidadania
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
RENATA TELHA F. DE OLIVEIRA
Escola E.M. PRESIDENTE ROOSEVELT | RJ | RIO DE JANEIRO | Urbana | Municipal
Preconceito Jamais
Objetivo
Desenvolver nos alunos as noções de atitudes de valorização e respeito à diversidade, o respeito às diferenças sociais, raciais, culturais e individuais.
Compreender que o que nos diferencia é apenas a cor da pele, a opção religiosa, opção sexual, enfim, somos iguais e por isso devemos reconhecer as diferenças, aceitar as diferenças e principalmente conviver com as diferenças.
Entender que o preconceito nos leva a atitudes agressivas e maldosas e que quando é contra a nossa pessoa não gostamos de ser discriminado.
De 18/12/2009
| 6
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
38
Professor-Autor
Luiz Antonio Bonanato
Escola SAGRADA FAMILIA, C E - E FUND MEDIO | PR | CAMPO LARGO | Urbana | Estadual
Diversidade Cultural
Objetivo
- Sensibilizar os alunos para refletirem sobre o tema da diversidade cultural;
- Despertar para a leitura de textos de diferentes esferas e gêneros textuais/discursivos distintos sobre o tema, verificando a contribuição da organização das orações para a compreensão, interpretação e produção dos mesmos.
De 18/12/2009
| 117
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
32
Professor-Autor
antonia zago
Escola ESC EST ENS MEDIO DR CARLOS KLUWE | RS | BAGE | Urbana | Estadual
Trablhando as Diferenças
Objetivo
Desenvolver adoção de atitudes de valorização e respeito à diversidade para assegurar o respeito às diferenças sociais, raciais, culturais e individuais;
conscientizar - se das repercussões que as atitudes e mensagens das outras pessoas têm em nosso desenvolvimento pessoal; refletir sobre como o desrespeito às diferenças reflete de forma negativa na sociedade e na vida das pessoas; descrever as condições que ajudam a criar um ambiente de respeito às diferenças.
De 19/10/2008
| 219
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
20
Professor-Autor
Rosângela F. dos SantosCorrêia
Escola EEEF ROCHA POMBO | RO | NOVA BRASILANDIA D`OESTE | Urbana | Estadual
Quem Vale Mais?
Objetivo
Conhecer informações relacionadas à problemática apresentada, que possam ter relevância para explicitar valores.
Estimular a participação de todos(as) os(as) alunos(as), expressando suas opiniões e sentimentos.
Discutir o preconceito e a discriminação racial em nosso bairro, Cidade e sociedade.
Desenvolver, através da problemática abordada pelo filme, conteúdos curriculares específicos em cada área do conhecimento.
Pesquisar sobre as peças do Xadrez e funções de cada uma, além das técnicas de jogo.
Calcular: número de diagonais e polígonos do tabuleiro, que é um quadrado.
Introduzir o cálculo de área e perímetro, figuras planas, vértices, diagonal e números de lados.
De 30/10/2008
| 273
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
33
Professor-Autor
MARLI FRANCISCA DE CARVALHO OL
Escola EM ZILAH REZENDE PINTO | MG | TRES CORACOES | Urbana | Municipal
Jogo em Preto e Branco
Objetivo
Promover debates sobre a questão do preconceito racial e social e alguns estereótipos (esporte para negro é o futebol;o cidadão oriundo de comunidade jamais terá oportunidades; todo empregado, principalmente negro,deve ser tratado com desconfiança).
Fortalecer a ética, a cidadania e a auto-estima.
Desenvolver a capacidade de dialogar, respeitando o seu opositor.
Trabalhar a oralidade, através da exposição de idéias de maneira clara e concisa.
Oportunizar o aluno a expor possíveis casos de discriminação que tenha sofrido ou presenciado.
Conduzir o aluno a uma reflexão sobre a necessidade de lutarmos
para a superação de limites que nos são impostos.
Estimular o aluno à observação cuidadosa dos diálogos, identificando os possíveis casos de transgressão da norma culta.
De 31/10/2008
| 148
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
73
Professor-Autor
Solange de Jesus Linhares
Escola C.E. REPUBLICA DE CABO VERDE | RJ | RIO DE JANEIRO | Urbana | Estadual
Páginas:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 ...