Foram encontrados 14 relatos(s) para o filme Negócio Fechado
Buscando por:
A importância da língua e da cultura nas relações humanas
Objetivo
Em uma aula de língua estrangeira, as pessoas tendem a pensar que o aspecto mais importante para a efetivação do ato comunicativo é a língua, e muitas vezes não consideramos o imenso valor que tem a compreensão da cultura do outro para que o diálogo seja estabelecido.
O filme "Negócio fechado" é um ótimo exemplo de que não adianta sabermos falar a mesma língua, no caso o português, se não levarmos em consideração os fatores de ordem cultural que permeiam as relações humanas, e mostra que, se não soubermos interagir de forma harmoniosa com a cultura do outro, de nada valerá a proficiência em determinada língua, pois o nosso objetivo comunicativo dificilmente será alcançado enquanto não compreendermos também a bagagem cultural que o outro traz consigo.
De 09/11/2007
| 401
Tema(s) abordados(s)
Pluralidade Cultural
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
135
Professor-Autor
Letícia de Oliveira Gonzaga
Escola ESC EST DE ENSINO FUNDAMENTAL CIEP PARAIBA | RS | PORTO ALEGRE | Urbana | Estadual
Curta no Jornal
Objetivo
Respeitar as variedades lingüísticas. Diferenciar a linguagem formal da informal.Trabalhar com jornal, partindo da idéia que cada seção é preenchida por gêneros textuais específicos, produzidos em situações de comunicação próprias. Conhecer a notícia, os classificados e entretenimento como gênero e produzi-los. Perceber a necessidade de padronização da língua na escrita, diferenciando-a da expressão oral.
De 09/11/2007
| 134
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
Lucileide B. de Melo Mariano
Escola ESCOLA MAXIMA VIEIRA DE MELO | PE | SAO JOSE DO EGITO | Urbana | Estadual
O capitalismo no campo
Objetivo
Compreender as transformações sociais ocorridas com a expansão do capitalismo e o surgimento de uma sociedade mundial.Entender o que são relações comerciais não capitalistas, expondo o conceito de "dinheiro absoluto" usado pelo Professor Milton Santos. Exemplificar contatos sociais primários e secundários.
Associar estilo de vida e cultura, compreendendo que as transformações capitalistas são uma produção histórica.
De 21/11/2007
| 105
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
45
Professor-Autor
Antonio Fernando Silva Souza
Escola EEEM PRESIDENTE GETULIO VARGAS | ES | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | Urbana | Estadual
Reconhecendo a Diversidade Cultural
Objetivo
Trabalhamos dois objetivos centrais: utilizar uma outra linguagem para contribuir no enriquecimento cultural do aluno e evidenciar a existência de outras maneiras de relacionamento entre os homens. Na prévia da apresentação do curta, procuramos chamar a atenção dos alunos para a questão da diferença cultural entre os indivíduos (representados pelas personagens do filme) e de como se comportam diante de uma mesma situação. Como a Geografia trata - entre outros assuntos - do campo e a cidade como formação sócio-espacial, orientamos os alunos a atentar para o fato de que estes espaços são produzidos historicamente pelo homem no meio em que vivem através do seu trabalho, sendo, portanto, culturais.
De 30/09/2007
| 162
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
132
Professor-Autor
Fernando da Silva Budião Junio
Escola LUCIO MARTINS RODRIGUES PROF EMEF | SP | SAO VICENTE | Urbana | Municipal
Produzindo curtas na escola
Objetivo
O filme foi exibido para as vinte turmas do ensino médio como parte da formação em artes com a temática do cinema nacional. As idéias de Glauber Rocha permearam o discurso das aulas e o filme foi um dos recursos utilizados. A construção de um argumento para o discurso artístico foi anterior à exibição, onde os alunos aprenderam sobre roteiro cinematográfico e o cinema de curta duração.
o filme deveria ser apresentado como um exemplo de discurso artístico na perspectiva da construção do personagem e da relação entre as culturas urbana e rural.
Como consequencia da exibição os alunos, em grupo deveriam criar pequenos roteiros de situações do cotidiano onde aparecessem os conflitos de culturas, o vazio entre asa gerações, o folclore e o humor popular.
De 11/01/2010
| 18
Disciplina(s)
Filosofia,
Física
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
54
Professor-Autor
sandro olimpio silva vasconcel
Escola LICEU DO CEARA COL EST | CE | FORTALEZA | Urbana | Estadual
Valor da oferta
Objetivo
Identificar as características da fala de uma determinada região ao grupo social em diferentes épocas.
Saber diferenciar e valorizar a linguagem oral da linguagem formal.
Conhecer as caracteristicas próprias da fala de uma determinada região ou grupo social.
Expressar-se utilizando a linguagem escrita.
Demonstrar respeito diante das colocações de outras pessoas, no que se refere tanto às idéias quanto aos modos de falar.
De 01/12/2007
| 25
Tema(s) abordados(s)
Pluralidade Cultural
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
18
Professor-Autor
cleide brasil rodrigues
Escola ESCOLA SENADOR PETRONIO PORTELA | PE | JABOATAO DOS GUARARAPES | Urbana | Estadual
A arte de negociar
Objetivo
Mostar
aos alunos que apesar de vivermos em uma sociedade extremamente capitalista, que visa acima de tudo o lucro, ainda existe a arte, o prazer de negociar.
De 10/11/2007
| 186
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
Andrea Cristiane Pereira
Escola PAULO COLOMBO PEREIRA DE QUEIROZ, DES. | SP | SAO PAULO | Urbana | Municipal
Negocio Fechado
Objetivo
Nesse semestre trabalhamos com a 5ª série da Educação de Jovens e Adultos os temas
Agricultura, Solo e Trabalho Humano, entre outros assuntos relacionados ao espaço rural. Usamos o curta Negócio fechado com o objetivo de mostrar o tipo de negociação (peleja) que os fazendeiros têm o costume de fazer, bem como, a diferença de hábito e de negociação do interior em relação as grandes metrópoles.
De 27/11/2007
| 131
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
10
Professor-Autor
Jessé Torres Pereira Sobrinho
Escola MARIA ALICE BORGES GHION PROFA EMEF | SP | TABOAO DA SERRA | Urbana | Municipal
Arroba e Valores de Mercado
Objetivo
Levar aos alunos os conhecimentos e valores relativos à arroba do boi, seu valor comercial no Estado de São Paulo e outros Estados produtores e como se desenvolve a comercialização do peso do boi.
De 19/12/2007
| 56
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
31
Professor-Autor
ADELMIR DA SILVA OLIVEIRA
Escola ADIB MIGUEL HADDAD | SP | JUNDIAI | Urbana | Estadual
Arroba e Valores de Mercado
Objetivo
Levar aos alunos os conhecimentos e valores relativos à arroba do boi, qual o seu valor comercial no Estado de São Paulo e outros Estados produtores. Como se desenvolve a comercialização do peso do boi.
De 19/12/2007
| 21
Filme Utilizado
Negócio Fechado
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
31
Professor-Autor
ADELMIR DA SILVA OLIVEIRA
Escola ADIB MIGUEL HADDAD | SP | JUNDIAI | Urbana | Estadual