Foram encontrados 5 relatos(s) para o filme A Invenção da Infância
Buscando por:
A infancia nao existe
Objetivo
Ilustrar as diferentes percepções de infância ao longo da história da humanidade e frisar sob uma perspectiva sócio-histórica o constructo moderno de infância, para então, trazer a discussão como as diferenças socioeconômicas determinam a infância; de diferentes formas, de
acordo com sua
condição social e material.
Apontar, como a cultura audiovisual, influencia no comportamento infantil, igualando novamente criança e adultos, como no perído Medieval e Idade Média.
Colocar-se na difícil tarefa de reconhecer o que é peculiar da criança; sua especificidade e acima de tudo entendê-la como cidadã, sujeito crítico que produz cultura, para assim, compreendê-la e contruir prática pedagógica adequadas, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo.
De 21/11/2008
| 325
Tema(s) abordados(s)
Pedagogia
Nível de ensino da turma*
Formação de Educadores
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
48
Professor-Autor
Sandra Tonidandel
Escola SANTA LUCIA, ESC MUL-ED INF E ENS FUND | PR | SANTA LUCIA | Urbana | Municipal
O Cinema e a Literatura: uma experiência dialógica
Objetivo
Sensibilizar os alunos para as diversas visões sobre o que é ser criança hoje.
Analisar os elementos fílmicos da obra "A invenção da infância" (fotografia, constituição de cenários, etc)
Analisar as variedades linguísticas que aparecem no filme.
Relacionar o filme "A invenção da infância" com o texto "Lixo que não é lixo, gente que não é gente"
Refletir sobre o que é o trabalho infantil.Comparar o trabalho braçal das crianças com as agendas de atividades destinadas ao público infantil (balé, inglês, natação, entre outros)
Analisar as personagens do texto "Lixo que não é lixo, gente que não é gente", num diálogo com as personagens do filme "A invenção da infância".
Analisar os espaços do filme e do texto.
Refletir sobre o que é qualidade de vida e o consumismo a partir da leitura do filme.
De 18/11/2009
| 148
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
38
Professor-Autor
Eliege Cristina Pepler
Escola NOSSA SRA MEDIANEIRA, COL- ED INF/EF/MED | PR | CURITIBA | Urbana | Particular
Um olhar diferente para nossas crianças
Objetivo
Sou Professora Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Navarro de Andrade em Adamantina-SP e usei o documentário A invenção da infância no planejamento do início do ano letivo de 2009. Apesar do documentário dar condições para vários enfoques o meu objetivo era que os professores tivessem um olhar cuidadoso para cada aluno que iriam ter na sua sala de aula, pois estes vem de contextos familiares, sociais e religiosos muito diferentes. Como em nosso município estava-se implantando o Ensino Fundamental de 9 Anos, precisava preparar esses professores para receber essas crianças de 6 anos, respeitando todas as particulares que essa fase da infância tem.
De 01/01/2010
| 147
Tema(s) abordados(s)
Pedagogia
Nível de ensino da turma*
Formação de Educadores
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
25
Professor-Autor
Ângela Christina Gomes Soares
Escola NAVARRO DE ANDRADE EMEF | SP | ADAMANTINA | Urbana | Municipal
A infância não existe
Objetivo
Ilustrar as diferentes percepções de infância ao longo da história da humanidade e frisar sob uma perspectiva sócio-histórica o constructo moderno de infância, para então, trazer a discussão como as diferenças socioeconômicas determinam a infância, de diferentes formas, de
acordo com sua
condição social e material.
Apontar, como a cultura audiovisual, influencia o comportamento infantil, igualando novamente criança e adultos, como no período Medieval e Idade Média.
Colocar-se na difícil tarefa de reconhecer o que é peculiar da criança, sua especificidade e, acima de tudo, entendê-la como cidadã, sujeito crítico que produz cultura, para assim, compreendê-la e contruir uma prática pedagógica adequada, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo.
De 21/11/2008
| 455
Nível de ensino da turma*
Formação de Educadores
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
48
Professor-Autor
Sandra Tonidandel
Escola SANTA LUCIA, ESC MUL-ED INF E ENS FUND | PR | SANTA LUCIA | Urbana | Municipal
crianças e infâncias
Objetivo
Provocar a reflexão sobre questões relacionadas ao ser criança e ao ter infância através da percepção dos fatores que impedem que as crianças na modernidade desfrutem do direito à infância;
identificar a existência de diferentes condições sociais e
culturais na sociedade brasileira e as suas conseqüências, bem como conduzir à ampliação cognitiva sobre o assunto e a compreensão
que o trabalho infantil e
a sobrecarga de compromissos são causadores do "furto do lúdico" na infância. Portanto, independente da classe social a que pertençam essas crianças, todas se igualam na pobreza da inexistência dessa experiência infantil que somente é proporcionada nesta fase da vida por meio da convivência no coletivo, na esfera pública, com os jogos, as brincadeiras, a construção da cultura infantil.
De 15/11/2008
| 200
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
ZILDA APARECIDA GODOY BIANCHIM
Escola PAULO FREIRE EMEF | SP | AMERICANA | Urbana | Municipal