Foram encontrados 22 relatos(s) para o filme Patativa
Buscando por:
A vida sertaneja, a migração para as grandes cidades e o choque cultur
Objetivo
- Identificar o grande êxodo nordestino em direção, especialmente, ao sudeste industrial no governo de JK;
- Debater sobre a indústria da seca, o poder político e a compra de votos;
- Comparar a vida do campo à vida nas cidades;
- Observar as diferenças e o choque cultural presentes neste momento de encontro;
- Reconhecer a importância da tolerância e da convivência com outras culturas;
- Perceber que existem outros saberes além do saber sistematizado;
- Apreciar a resistência, a poesia e o saber de Patativa do Assaré;
- Identificar as representações culturais nordestinas presentes no meio em que vivem.
De 15/09/2012
| 20
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
18
Professor-Autor
Charles Lemos Costa
Escola CEM 10 DE CEILANDIA | DF | BRASILIA | Urbana | Estadual
Música e poesia com Patativa
Objetivo
Oferecer possibilidade de pensar a língua através da variedade linguística;
Apreciar a cultura popular e reconhecê-la como parte da história do país;
Conhecer a poesia e história de Patativa do Assaré.
De 24/09/2012
| 35
Tema(s) abordados(s)
Pluralidade Cultural
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
60
Professor-Autor
SILVIA HELENA S VASCONCELLOS
Escola SILVERIO MONTEIRO PROF E.M | SP | ITAPEVA | Rural | Municipal
Reflexões sobre a produção cultural do sertão nordestino
Objetivo
No desenvolvimento de um projeto que homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, achamos pertinente a utilização do curta-metragem Patativa do Assaré como complemento das atividades a serem desenvolvidas no projeto. Com a exibição do vídeo, objetivamos o reconhecimento da produção cultural no sertão nordestino, percebendo os aspectos físicos, históricos e sociais da região como elementos constituintes da produção cultural sertaneja apresentado no filme. Desta forma, estabelecermos uma relação de semelhança entre a vida de Luiz Gonzaga com a de Patativa do Assaré.
De 16/09/2012
| 16
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
35
Professor-Autor
vaneska lima de oliveira
Escola ESCOLA SAO JOSE SPORT CLUB | PE | RECIFE | Urbana | Estadual
O Canto de Patativa
Objetivo
1. Analisar relações entre literatura e história; 2. ler e analisar o roteiro original do curta; 3. compreender as relações de sentido entre o roteiro e as imagens do curta; 4. traçar um breve panorama sócio-histórico do contexto de produção relacionado à biografia de Patativa; 5. abordar as relações de Patativa do Assaré com os cantadores e repentistas nordestinos; 6. ler e analisar poemas do autor, enfatizando a temática, a métrica, a rima e o ritmo; 7. ouvir e debater sobre letras de canções compostas pelo autor; 8. abordar a predominância da oralidade na produção dos cantadores e repentistas; 9. analisar as composições do autor sob o ponto de vista da variação linguística; 10. conhecer as características de um folheto de cordel; 11. produzir textos e folhetos de cordel.
De 02/07/2012
| 82
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
wendell de freitas amaral
Escola EE DEP OLAVO COSTA | MG | JUIZ DE FORA | Urbana | Estadual
Do Assaré para o mundo
Objetivo
1. avaliar a importância do escritor Patativa para a divulgação da cultura cearense;
2. fazer o comparativo entre a linguagem informal "cabocla" e a linguagem padrão culta;
3. reconhecer a importância da valorização cultural, sem discriminação linguística;
4. estimular o gosto pela leitura;
5. analisar aspectos do ambiente apresentado no filme;
6. fazer uma análise da literatura engajada ao meio popular;
7. desenvolver a capacidade de debater e respeitar a opinião do outro;
8. redigir texto com a linguagem coloquial.
De 24/05/2012
| 22
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
118
Professor-Autor
Cristina Portela de Lima Velos
Escola ESCOLA JARINA MAIA | PE | JOÃO ALFREDO | Urbana | Estadual
Projeto "Vovô Patativa"
Objetivo
A partir da exibição do documentário animado "Patativa", aguçar o imaginário das crianças fazendo-as refletir e absorver parte da realidade do artista Patativa do Assaré: Como é e sua relação com o ambiente onde vive? Sua casa, sua fala, suas características físicas e vestes? O que ele faz (profissão e cotidiano)? Qual a sua história (eu, identidade, família), o que ele tem para nos contar? E entre outros questionamentos e observações, fazer um link direto com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá" - mencionada no final do curta (trabalhando também gênero dos animais: macho e fêmea); buscando trabalhar a cultura nordestina na música e na oralidade (rimas e ritmos), na dança, características marcantes que devem ser (re)conhecidas e valorizadas em meio a nossa cultura tão rica e diversificada.
De 11/06/2012
| 35
Nível de ensino da turma*
Educação Infantil
Faixa etária da turma*
de 3 a 7 anos
Nº de alunos na turma
20
Professor-Autor
Érica de Albuquerque Campos
A Diversidade Cultural e Linguística
Objetivo
O objetivo do trabalho foi mostrar a pluralidade cultural e linguística existentes no nosso país. Fazer com que os alunos tenham a noção de que existem muitas variantes para a nossa língua, principalmente a falada. Também foi objetivo mostrar que existe uma língua padrão que deve ser seguida para escrevermos textos científicos e dissertações, mas que, ainda assim, as variantes da língua falada são usadas para outros fins e que não atrapalhariam a compreensão. Com base nesses objetivos, foi traçado um plano de apresentação do trabalho em sala de aula.
De 23/08/2012
| 15
Tema(s) abordados(s)
Pluralidade Cultural
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 7 a 10 anos
Nº de alunos na turma
60
Professor-Autor
ANDRE NASCIMENTO
Escola ESC STO AGOSTINHO | MG | TEOFILO OTONI | Urbana | Particular
Dos menestréis ao poeta popular: O que nos diz a poesia?
Objetivo
Levando em consideração que a poesia é atemporal, apresentamos aos alunos a poesia produzida durante o Trovadorismo e recitada pelos menestréis e a poesia popular de nossos repentistas e poetas populares, haja vista que a poesia produzida por ambos contam com a utilização de instrumentos musicais (lira ou viola), podendo, também, ser recitada, no que condiz à poesia produzida por nossos poetas populares.
De 16/09/2012
| 11
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
12
Professor-Autor
Ananília Meire Es da Silvtevão
Escola EE VIRGILIO FURTADO 1 E 2 GRAUS | RN | LAJES PINTADAS | Urbana | Estadual
Comunicação e cidadania na poesia de Patativa
Objetivo
Objetivo geral:
* Analisar, juntamente com os alunos, como Patativa do Assaré, mesmo sendo sertanejo e sem uma formação acadêmica de nível elevado, a partir de sua poesia, conseguiu transmitir o seu legado de cidadania.
Objetivos Específicos:
* Conhecer Patativa do Assaré enquanto poeta e agricultor sertanejo;
* Verificar o uso da Língua Portuguesa (dialeto sertanejo) nos poemas de Patativa;
* Analisar a abordagem temática do poema, ressaltando como Patativa comunica ao mundo a sua cidadania, seu senso crítico e sua visão política.
De 29/06/2012
| 21
Tema(s) abordados(s)
Cidadania
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
20
Professor-Autor
Maria Mônica de Freitas
Escola E E PROFA ALVANI DE FREITAS DIAS | RN | APODI | Urbana | Estadual
Biografia de um Sertanejo
Objetivo
Procurando trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, os objetivos propostos foram:
- Localizar no mapa do Brasil a região geográfica retratada, segundo o IBGE;
- Identificar as subdivisões da região nordeste;
- Correlacionar o clima, relevo e vegetação do bioma Caatinga com o modo de vida do sertanejo e com a biografia do poeta popular Patativa do Assaré;
- Caracterizar os gêneros: Biografia e Poesia Popular;
- Diferenciar linguagem padrão e linguagem popular, valorizando a segunda e identificando situações onde o uso da primeira é indispensável.
De 01/10/2012
| 14
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
22
Professor-Autor
Ana Paula Barbosa Castro Cambr
Escola EM TEREZINHA NIVIA DE OLIVEIRA LOPES | MG | IPATINGA | Urbana | Municipal