Foram encontrados 39 relatos(s) para o filme A Velha a Fiar
Buscando por:
Língua afiada
Objetivo
Despertar o interesse pelos curtas,
Valorizar sua produção,
Conhecer a cultura e atual realidade da vida interiorana não vivenciada pelos alunos.
De 27/09/2008
| 654
Tema(s) abordados(s)
Comunicação,
Diversidade
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
64
Professor-Autor
marli da penha venturim
Escola EMEF PADRE ANCHIETA | ES | VITORIA | Urbana | Municipal
Uma outra visão
Objetivo
Trabalhar oralidade e linguagem escrita, diferenciando-as e destacando a importância de cada uma, a partir daí desenvolver nos alunos a habilidade de criar novos contos usando a relação oral-escrita, assim eles poderão ser mais autoconfiantes e ter a consciência de que têm a capacidade de produzir textos e inferir idéias coerentes.
Relacionar a seqüência de fatos exibida no curta a nossa realidade dando ênfase a hierarquia mostrada no filme (o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha...)
e que é vivenciada na escola, em grupo de amigos, em suas casas e na sociedade de um modo geral.
De 30/11/2008
| 125
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
28
Professor-Autor
josilene justino de azevedo
Escola ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | CABEDELO | Urbana | Municipal
Projeto Curta na Escola
Objetivo
Utilizar de recursos audiovisuais como ferramenta para facilitar a aprendizagem; integrar os alunos e professores no processo de multidisciplinaridade; adquirir conhecimentos através de depoimentos, pesquisas, rodas de conversas e filmes de curta metragem; diferenciar filmes de curta metragem e filmes comum; proporcionar ambientes diferenciado para o desenvolvimento e elaboração das práticas educativas; colaborar na construção de conceitos de ética e cidadania; analisar e estudar o ambiente em que se vive; conceituar a geração da vida animal; classificar os animais mamíferos; despertar o interesse pela Arte e expressão corporal; desenvolver a criatividade e coordenação motora; conscientizar sobre a importância da qualidade de vida e da reciclagem; promover a inclusão social.
De 30/10/2008
| 359
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
30
Professor-Autor
ELIS FERNANDA DA SILVA
Escola APAE DE IGARACU DO TIETE | SP | IGARACU DO TIETE | Urbana | Particular
Alunos em ação.. Leitura e produção
Objetivo
Possibilitar ao educando o contato com o gênero textual.
Produzir textos dos gêneros previstos.
Desenvolver as habilidades do educando para a criação de textos;
Permitir que o educando tenha contato com textos que possuem uma estrutura de acumulação.
Estimular a pesquisa e análise de textos.
Ampliar o repertório oral do educando.
Identificar as principais características dos animais e as necessidades vitais.
Representar através de desenhos e pinturas, o que é significativo para si, de acordo com seus sentimentos e percepções.
Interpretar músicas e canções diversificadas
para desenvolver a memória musical e interagir com o universo musical de forma ampla.
De 21/11/2008
| 910
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 7 a 10 anos
Nº de alunos na turma
29
Professor-Autor
SANDRA VICENTE DA SILVA
Escola EMEF DR JOSE NOVAIS | PB | JOAO PESSOA | Urbana | Municipal
O cenário do campo: vivendo livremente para sonhar.
Objetivo
Analisar os aspectos da resenha crítica no contexto do curta metragem A velha a fiar;
Comparar o cenário do curta com o nosso cotidiano urbano;
Verificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis para a convivência no campo, situando a geografia como norteador da vida rural.
De 19/12/2009
| 28
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
25
Professor-Autor
MANOEL SANTO DA SILVA
Escola ESCOLA ESTADUAL PROFª BENEDITA DE CASTRO LIMA | AL | MACEIO | Urbana | Estadual
Cantigas populares
Objetivo
Houve um tempo em que as cantigas populares eram aprendidas com amigos e familiares, transmitidas oralmente dos mais velhos para os mais novos. Elas embalavam as brincadeiras das crianças, o trabalho dos adultos, as festas da comunidade.
Hoje, principalmente nos grandes centros urbanos, a escola tem papel fundamental na preservação dessas canções. Elas fazem parte do nosso patrimônio cultural, e é na escola que os alunos, principalmente aqueles que vivem nos grandes centros urbanos, têm a oportunidade de aprendê-las. Por isso é tão importante cantar na escola! Por serem facilmente memorizáveis, as cantigas são textos bastante adequados para trabalhar o sistema de escrita. O filme a "Velha
a fiar", foi utilizado para ilustrar minha aula,durante o desenvolver do projeto.
De 10/09/2008
| 2789
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 3 a 7 anos
Nº de alunos na turma
34
Professor-Autor
geisiane Aline Ortolan
Aprender brincando
Objetivo
Servir de base para debate sobre o papel da mulher na sociedade.Apresentar aspectos da vida rural nas fazendas de antigamente. fazer comparações entre a época do filme e a atual.Ilustrar o estudo das parlendas e trava-línguas.
De 16/09/2008
| 1948
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
36
Professor-Autor
Elenor M Ferronato Mezacasa
Escola ESC EST ENS FUN LUIZ FORNASIER | RS | BENTO GONCALVES | Urbana | Estadual
Minha História Meu Espaço
Objetivo
O filme a "Velha a Fiar" foi exibido para que os educandos visualizassem alguns aspectos da vida que seus pais, as formas como se realizavam os trabalhos antigamente, os objetos e utensílios, e principalmente o modelo de vida, as construções das casas, a própria forma da velha a trabalhar para fiar a lã. Teve como objetivo principal permitir que o educando pudesse transportar-se há um tempo histórico diferente e poder compreender melhor as mudanças tecnológicas. Algumas características de como eram as coisas em um tempo não tão distante do seu foram destacadas de forma da dar-lhe uma visão histórica de como a modernização tecnológica modificou a realidade da vida em família. Como a nossa forma de viver e trabalhar na sociedade contemporânea se distancia do modelo de vida de antigamente.
De 31/07/2010
| 68
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
15
Professor-Autor
Cesar Luis Theis
Escola EEF OSNI MEDEIROS REGIS | SC | SAO JOSE DO CEDRO | Rural | Estadual
O curta "A Velha a Fiar" em relatos de construção de sentidos
Objetivo
O curta metragem "a velha a fiar" tem como norteador, alguns aspectos relacionados a cultura popular, as expressões culturais, a linguagem utilizada, o histórico de concepções para a literatura e a cadeia alimentar. Trabalhado de forma sistemática para contribuição do conhecimento no processo de ensino aprendizagem, em turmas de educação de jovens e adultos do ensino médio.
De 05/11/2008
| 98
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
44
Professor-Autor
MANOEL SANTO DA SILVA
Escola ESCOLA ESTADUAL PROFª BENEDITA DE CASTRO LIMA | AL | MACEIO | Urbana | Estadual
Análise de material midiático: cinema
Objetivo
O uso desse curta-metragem se deu com os objetivos de identificar o tipo de mídia, o veículo utilizado, o nome do diretor e sua função social, a língua em que o material foi produzido, o ano de publicação, a realidade política do país no ano em que a mídia foi produzida, o tipo de usuário a ser atingido com essa mídia, os recursos verbais e não verbais e os estímulos racionais e emocionais utilizados.
De 20/09/2012
| 22
Filme Utilizado
A Velha a Fiar
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental I
Faixa etária da turma*
de 7 a 10 anos
Nº de alunos na turma
70
Professor-Autor
Josué Geraldo Botura do Carmo
Escola EM MARIA DAS GRACAS T BRAGA | MG | SANTA LUZIA | Urbana | Municipal