|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Comentários
Identidades em Trânsito

Documentário | De Daniele Ellery, Marcio Camara | 2007 | 19 min | CE

11 Comentários
Por Roberto Luiz dos Santos - Professor | 23/11/2020

O intercambio mostra como eles viam o Brasil. Estando no estrangeiro temos uma outra visão do Brasil.
Por Gildasio Oliveira - Usuário | 03/09/2013

muito bom este documentário ele só mostra que nos brasil é um pais de mentiras inclusive quando se trata de igualdade racial.
Por pedro bandeira vieira - Usuário | 15/11/2012

parabens pelo documentario. é perfeito para se tabalhar a antropologia afro-brasileira e fazer uma melhor abordagem dar relação brasil africa.
Por CATIA MARIA DOS SANTOS MACEDO - Professor | 28/01/2010

Estão de parabéns! Adorei o curta. Essa experiência que tiveram em outro país, eu entendi perfeitamente, passei por isso dentro do meu próprio país, pois, sou do RJ, morei na ilha do governador, D. de Caxias e em Salvador BA, São Mateus ES, São Lourenço MG, Campos do Jordão SP e agora São José dos Campos SP. Eu senti na pele, o que eles passaram, pois tem 17 anos morando em SJC, ainda escuto aluno comentar que falo enrolado. Isso me deixa triste, pois eu adoro essa diversidade, essa mistura de português, italiano, alemão, japonês, etc.. Pois faz parte da nossa cultura, temos um pouquinho de cada um deles. Talvez por isso, eu procuro entender e aceitar a todos, e me sinto muito feliz assim.
Por Dario Pontes Regis - Exibidor | 28/01/2010

Parabéns Dani e Marcio pelo ótimo documentário. É sempre uma experiência antropológica interessante saber do nosso país pela ótica de um estrangeiro ... E quando é um africano de língua portuguesa então é puro deleite. O filme de vocês me deu saudade dos anos que vivi em Angola. Vamos fazer um projeto pro DOCTV-PALOP? Bjos afro-brasileiros .Dario
Por Flávia Alves de Sousa - Usuário | 28/01/2010

Gostei muito do vídeo. Já tinha ouvido falar bastante. E para mim ele foi bem significativo, pois ver tantas pessoas de fora, vindos de Guiné e Cabo Verde, mas não conhecia praticamente nada sobre eles, suas histórias, por que estavam estudando em Fortaleza. Esse vídeo nos permite conhecer um pouco sobre essas pessoas e sua história. Parabéns pelo vídeo.
Por Geraldina dos Santos Mendes Ne - Usuário | 28/01/2010

O documentário fala sobre os alunos que vinheram de Guine-Bissau, conta sua espectativas antes de virem para o Brasil, alguns falam que não conhecia nossa cultura, só conhecia nossas novelas que mostram uma vida bela, mesmo estando numa favela. Conta a chegada deles aqui, as dificuldades que sofreram em sala de aula devido as expressões gráficas, porque mesmo tendo uma única grafia tem sentidos diferentes.
Por tania couto - Usuário | 28/01/2010

Muito bom. Interessante observar os sotaques,(por sinal mais próximos dos nossos) o portuquês falado em Lisboa me parece mais difícil de entender.
Por Henrique de Almeida Lara - Usuário | 28/01/2010

O filme é muito interessante pelo fato de passar visão que o povo das ex-colônias portuguesas da Africa tem do Brasil, sua educação (nível universitário) e as expectativas que nascem naqueles que estudam no Brasil em relação ao que fazer quando retornarem a seu país.
Por Eliorefe Cruz Lima - Professor | 28/01/2010

O filme fez-me recordar dos meus tempos de graduação na PUC-SP, entre 1996 a 2000. No filme pude rever um colega de classe de Cabo Verde. Foi muito gratificante saber que fiz parte, indiretamente dessa história, mesmo sendo brasileiro, pois tive o privilégio de ser amigo de alguns irmãos dos países de Língua Portuguesa. E perceber as diferenças de cultura,língua,etc,e com isso aprender as respeitar mais as diferenças.

Páginas: 1 2