O trabalho pode iniciar com um levantamento de todas as coisas que os alunos gostariam de possuir e não têm (quais são os seus objetos de desejo). A idéia é partir da experiência de vida do aluno, de como ele se encontra enquanto consumidor e criar um panorama do que a classe gostaria de possuir.
Pode-se fazer a lista em planilha eletrônica, caso haja acesso a computadores, e os alunos podem pesquisar preços, elencando a relação salário e o consumo de seus sonhos (quantos salários custa cada objeto desejado). É importante socializar as informações e promover o debate, o confronto de opiniões. A tarefa do professor é identificar se os sonhos de consumo apresentados possuem algo além dos bens materiais. Aparece o desejo pela cultura, educação e lazer? Quais são os valores que permeiam o desejo dos alunos? Fazer o aluno refletir sobre o que deseja e por que desejamos.
Cabe inserir a reflexão sobre a massificação, o bombardeio de informações que nos hipnotizam para adquirir produtos.
Os alunos podem pesquisar propagandas que apresentem esses aspectos. O professor pode trazê-las também, mas é essencial que o aluno tenha essa oportunidade, pois eles lidam com DVDs, vídeo-cassetes, internet muito melhor que a maioria dos professores. A cada propaganda apresentada é interessante analisar para qual público ela se destina, que recursos utiliza para vender os produtos, etc.
Nesse ponto, os alunos estarão em um processo de reflexão intenso e trazer o filme Ilha das Flores, irá gerar um novo desequilíbrio. O professor pode dizer que irá trazer um filme que apresenta consumidores finais de um produto. Após a exibição do filme, com certeza, os alunos estarão aflitos para debaterem.
O professor pode lançar algumas questões para serem respondidas:
De acordo com a Constituição, quais são os direitos dos moradores da Ilha das flores que estão sendo negligenciados?
Qual é a parcela da população brasileira que vive na miséria?
O que IDH? (Índice de desenvolvimento Humano)
Qual a política atual voltada para a solução de problemas em relação à miséria do provo brasileiro?
Na opinião dos alunos, quais seriam as medidas efetivas que minimizariam essas questões?
Qual o papel da educação nesse processo?
O desafio dos alunos consistirá em pesquisar as questões apresentadas e apresentar as respostas em forma de documentários.
Para se produzir um documentário:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, animação, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.
Para fazer os documentários sugiro o uso do moviemaker. O link http://www.apostilando.com/download.php?cod=457 apresenta uma apostila em português on-line, que explica passo a passo como trabalhar com o moviemaker.
Moviemaker
Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome é Windows Criador de filmes (no português). O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD.
O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows_Movie_Maker
Esta é uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocarem músicas transformando o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo. Os alunos pensam, discutem, publicam, constroem conhecimento e expressam suas idéias.
Para publicarem os documentários, os alunos podem usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.
Youtube
Link com uma reportagem com um passo a passo de como publicar vídeos no Youtube: http://videolog.uol.com.br/
Vídeolog
http://videolog.uol.com.br/