Esta iniciativa é dividida em 6 etapas e as atividades devem ser distribuídas entre professores de Informática, História, Língua Portuguesa e Sociologia como mostrado a seguir.
1ª Etapa: Aulas de Informática, Língua Portuguesa e Sociologia - Apresentação do projeto e oficina para utilização do programa de edição de vídeo
Para dar início ao trabalho os alunos devem participar de aulas de informática onde aprenderão a usar o programa de edição de áudio e vídeo (Movie Maker). Seu conteúdo programático deve constar de: apresentação do programa (layout, barra de ferramentas e funções básicas) importação de vídeos recortar, inserir e excluir partes de um vídeo inserção de efeitos, legendas, títulos, créditos, imagens e áudio entre os vídeos exportar vídeos além de exercícios de fixação depois de cada tarefa. Paralelo a isto, os jovens devem ser apresentados ao projeto, fazendo pesquisas no "Museu da Pessoa", fonte rica em informações sobre o registro de histórias de vida, e colhendo informações sobre os entrevistados, orientados por professores de Língua Portuguesa e Sociologia.
2ª Etapa: Aulas de Sociologia e História - Técnicas de Entrevista e História
Este é o momento em que deve acontecer o aprendizado de técnicas de entrevista e coleta de dados de história oral. Nela os alunos conhecerão os principais aspectos da entrevista, como: impostação de voz, ritmo e postura, fundamentais para um desempenho efetivo em conteúdos audiovisuais ensino teórico e prático da entrevista e de demais recursos de elaboração de pautas e coletas de dados.
A aula deve conter em sua parte teórica introdução à técnica de entrevista jornalística estratégias de entrevistas em vídeo pesquisa e registro da informação entrevista face a face elaboração de pauta entrevista como técnica de captação de conteúdos e como estratégia de diálogo. Convidar um jornalista para ser voluntário durante estas aulas é de grande ajuda.
No que se refere à prática contará com planejamento das entrevistas análise comparativa do desempenho do entrevistador e das condições gerais das entrevistas manejo da filmadora, que pode ser deste uma potente câmera profissional à uma câmera fotográfica digital que grave até 30 minutos treino em entrevista simulada.
A 2ª etapa deve contar também com a oficina de História, onde os jovens aprenderão como relatar em áudio e vídeo as histórias dos entrevistados.
3ª Etapa: Aulas de Sociologia - Elaboração das entrevistas
Com os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, e os dados coletados sobre os futuros entrevistados os alunos já estarão aptos a criar as entrevistas durante as aulas de Sociologia.
Modelo de Entrevista:
O senhor Galba Ferraz é um dos homens mais importantes da nossa comunidade. Já foi vereador por diversos mandatos e fez muito pela cidade e região,/ principalmente pela educação e saúde.
Olá, Sr. Galba,/ vamos começar a entrevista e saber um pouco mais desta longa e bonita história./
1. Qual é a sua idade?
2. De onde o senhor é?/ Como foi sua infância?/ De que o senhor brincava?/
3. O senhor gostava de estudar?/ Fazia bagunça durante as aulas?/ Ficava de castigo?/
4. O senhor casou?/ Teve filhos e netos?/ Eles te dão alegrias?/ O que fazem ou fizeram que o deixa mais feliz?
5. Em que o senhor trabalha?/ O que é mais importante na sua profissão?/
6. Sei que o senhor já exerceu outras atividades diferentes das atuais./ O que fez de mais importante quando foi vereador?/ Gostaria de realizar mais alguma coisa para o município?/
7. Qual é a sensação que se tem quando se funda tantas escolas e até uma faculdade?/
8. Como eram seus alunos quando deu aula?/
9. O senhor gosta de ler?/ Qual livro mais gostou?/ Porquê?/
10. Sei que foi o senhor que criou o Assim Nasce um Escritor./ De onde tirou essa ideia tão bacana?!/
11. O senhor realizou algum sonho?/
12. Como é sua rotina hoje em dia?/ O faz nas horas de lazer?/
13. O que o senhor acha de deixar um recado para as pessoas que estão começando a ler agora?
14. O senhor gostaria de falar mais alguma coisa?
Muito obrigado pela entrevista./ Eu sou Lucas Lopez para o Lembranças.
4ª Etapa: Aulas de Sociologia - Realização das entrevistas
Durante a terceira etapa os entrevistados devem ser contatados e as entrevistas agendadas.
Os alunos conduzirão as entrevistas que deverão conter no máximo 30 minutos de filmagem. Ficarão responsáveis também pelo manejo da câmera e por fazer as perguntas e induzir os entrevistados a falar mais, ou menos.
5ª Etapa: Aulas de Informática - Edição das entrevistas
É o período quando o material coletado será editado. Será composto de três passos: cortar o material bruto e selecionar apenas o que vai ser usado inserir efeitos e, por último, colocar legendas, créditos e música no que for editado. A grande missão desta etapa é fazer com que os jovens tenham sensibilidade para retirar a melhor parte de cada entrevista. Depois que os jovens selecionarem o material principal deverão escolher músicas, inserir imagens e montar as legendas. Depois dos vídeos prontos, que poderão conter no máximo cinco minutos, deverão finalizar o processo exportando o vídeo, ação que permitirá que ele seja visualizado em DVDs, internet e computadores.
6ª Etapa: Aulas de Informática - Postagem dos vídeos na internet
O material finalizado será postado no YouTube e em um blog ou videolog deverá ser criado exclusivamente para o projeto.
Sugestões de sites:
Museu da Pessoa http://www.museudapessoa.net
Blog da Vovó - http://blogdavovo.blogspot.com
Vimeo - http://www.vimeo.com/
Youtube - http://www.youtube.com/
A importância do idoso para a história - Adriano Cordeiro de Oliveira - http://www.cfh.ufsc.br/abho4sul/pdf/Adriano%20Cordeiro%20de%20Oliveira.pdf
Sugestões de leitura:
O Bisavô do Avô - Anna Cláudia Ramos
Troca de Segredos - Ronaldo Simões Coelho