O curta "História de Umbigo" levará o grupo a produtivas reflexões sobre como tratar as crianças que ganham irmãozinhos e passam por momentos de ciúme, medo, solidão, angústia, agressividade e dúvidas durante a fase de adaptação a nova realidade.
Depois de assistir ao filme iniciar uma conversa com os professores sobre o comportamento e as novas experiências pelas quais as crianças passam neste período. Além do filme, ponderações como as da psicóloga Anette Lewin, presentes na Revista Nestlé, são estímulos ao debate:
"Ao invés de falar que a criança não perderá seu espaço, o que não é totalmente verdade, pois terá de aprender a dividir, acho melhor deixar que o pequeno expresse seu ciúme, mas sempre ressaltando que não pode agredir o irmão ou outra pessoa fisicamente".
"O mais recomendável é valorizar cada vez mais o primogênito, ressaltando sempre como ele cresceu, o que aprendeu de novo, destacar todas as suas conquistas e evitar falar do irmão quando ele não levanta o assunto. Mas quando ele quiser se expressar, permitir".
"Não se deve reprimir as manifestações verbais dos sentimentos infantis. Deixe a criança desabafar, pois assim ela conseguirá elaborar melhor o que sente e os pais e professores poderão avaliar o que se passa em sua cabecinha".
Após o debate pedir para que as professoras se dividam em grupos e criem atividades para serem trabalhadas com as crianças que reforcem a convivência com o irmão mais novo, que ajudem-nas a perder o medo e descobrir que seu irmão será seu companheiro para o resto de sua vida, que farão muitas coisas boas juntos, brincarão muito e que especialmente ele é único e seu lugar estará sempre reservado nos corações dos pais, dos professores, da família e dos amiguinhos.
Esta atividade além de avaliativa será fonte de muitas ideias que devem ser socializadas com grupo.
Sugestões de sites:
Revista Nestlé com você - http://www.nestle.net.br/site/revistanestlecomvoce/viver-bem/bem-estar/d/a_chegada_do_irmaozinho.aspx
Portal da Família - http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo205.shtml