Etapa 1
Inicie a aula com alguns questionamentos sobre o tema, como, por exemplo: Um monte de papel picado é arte? E um vaso sanitário, poderia ser exposto no museu como arte? O artista tem controle total sobre a sua criação? Isso ajuda ou atrapalha?
É possível evitar totalmente o acaso? Sim? Não? Como e por que?
Após isso, o professor poderá fazer uma breve introdução sobre o acaso presente na obra de arte.
Etapa 2
Apresente o curta. Após, faça uma roda de conversa sobre o que acharam do filme e a sua relação com as discussões da etapa anterior. Todos concordam que uma obra, feita ao acaso, pode ser considerada artística? Por que?
Etapa 3
Apresente aos alunos os conceitos das obras de Marcel Duschamps, o Movimento Artístico e Literário do Dadaísmo e a cena da sacola plástica do filme "Beleza Americana". Peça para que os alunos, em grupo, realize a análise dessas obras e o que elas têm em comum, sob o aspecto do acaso na obra de arte. Peça, também, para eles analisarem se as obras são artísticas ou não e por que. Após realizada essa atividade, abra uma nova roda de discussão para expor as opiniões dos grupos para a sala.
Etapa 4
Como avaliação, reúna a turma em grupos e peça para que eles criem obras artísticas relacionadas ao acaso e ao Dadaísmo. As obras podem ser pinturas, esculturas, poemas e vídeos. Analise as obras, observando se os alunos conseguiram compreender o conceito do acaso presente na obra de arte. Após as possíveis correções, os trabalhos podem ser postados no blog da turma (caso ainda não haja, poderá ser criado).