Etapa 1
Comece a abordagem questionando aos seus alunos sobre as formas de "falar" que eles conhecem, utilizando exemplos de sua família, amigos, vizinhos, etc.
Explique aos alunos o conceito de variante linguística, enfatizando a variante regional, mais especificamente a nordestina.
Etapa 2
Apresente o curta. Após, realize uma roda de discussão com a turma, direcionando-os com algumas perguntas: O Patativa fala de maneira diferente? Por que? Por conta da maneira de falar do Patativa, há algum "empobrecimento" em sua obra literária? Vocês conhecem outras formas artísticas que usam a mesma variante? Quais?
Etapa 3
Traga para os alunos alguns poemas de Patativa do Assaré (confira os links em "Para saber mais"). Traga, também, o conceito de Literatura de Cordel e alguns poemas desse gênero. Apresente a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e explique a temática da música: A grande seca que o Nordeste sofreu nas últimas décadas, que fez com que muitos abandonassem suas terras e suas cidades, em busca de uma vida melhor.
Etapa 4
Em grupos, peça para que os alunos discutam sobre a relação entre essas obras e a linguagem que ela utiliza. Após o trabalho nos grupos, abra uma roda de discussão para socializar as discussões dos grupos com a classe. Após, peça que eles retomem o grupo e realizem uma produção, utilizando qualquer um dos gêneros trabalhados: poema, literatura de cordel, música, vídeo, entre outras. Os trabalhos poderão ser expostos na escola e no blog da turma/escola (caso eles ainda não o tenham, será uma ótima oportunidade de iniciar). Avalie se os alunos conseguiram compreender a diferença e a importância de linguagem oral/informal e linguagem escrita/formal e se conseguiram identificar quais as principais temáticas presentes nos gêneros expostos: poesia de Patativa do Assaré, Literatura de Cordel e gênero musical Baião, de Luiz Gonzaga.