Etapa 1
Pergunte à turma se eles sabem o que é poesia e abra uma roda de conversa sobre o assunto. Traga algumas poesias de escritores que têm obras infanto-juvenis, tais como Vinícius de Moraes, Ruth Rocha e Cecília Meireles (confira algumas sugestões em "Para saber mais").
Etapa 2
Apresente o curta. Após, abra, novamente, uma roda de conversa, questionando sobre as semelhanças entre a turma apresentada no curta e a turma deles, sobre as descobertas quanto à poesia, e se tiveram dificuldade em entender algo na no curta. Explique alguns conceitos sobre poesia, tais como verso, estrofe e rima.
Etapa 3
Traga alguns dos poemas do Mário Quintana, abordados no curta. Os alunos deverão ser divididos em grupos. Cada grupo ficará com um poema do autor. Os grupos precisarão explicar, para a sala, os conceitos apresentados na etapa anterior, por meio do poema, bem como realizar uma interpretação dele, que poderá ser por meio de música, teatro, reescrita do poema, desenho, entre outras possibilidades.
Etapa 4
Como avaliação, além da atividade da etapa anterior, organize um sarau, no qual os próprios alunos tragam poemas de outros poetas ou de sua própria autoria. Observe se os alunos conseguiram identificar as características básicas de um texto poético e quais as estratégias utilizadas por eles diante de palavras desconhecidas. Você poderá organizar um livro com os poemas lidos no sarau. Confira o link dos Livros Digitais, um aplicativo gratuito, no qual você poderá escrever e formatar esse livro para publicá-lo on-line ou imprimi-lo: http://livrosdigitais.org.br/