1ª Etapa
Leia, juntamente com os alunos, o poema "Pardalzinho", de Manuel Bandeira.
Após a leitura, abra uma roda de discussão para a interpretação do poema. Questione aos alunos: "O que vocês acharam da história?" "O pássaro teve um final feliz?", "Sacha fez tudo para que o pardalzinho ficasse bem, foi o suficiente?" "O que faltou para o pássaro?" "Vocês acham certo prender os pássaros em gaiolas?" dentre outras questões. Direcione as respostas dos alunos, de modo que eles percebam as condições de saúde e do que os pássaros são privados ao serem presos em gaiolas. Faça também um breve panorama sobre o tráfico de aves que ainda existe no Brasil e quais são suas consequências.
2ª Etapa
Passeo curta-metragem "Libertas" aos alunos. Após a exibição do filme, pergunte aos alunos se encontraram alguma semelhança entre o curta e o poema, apresentado na aula anterior.
Questione, ainda, o que eles acharam de diferente e se o filme foi parecido com o que eles imaginaram ao ler o poema. Explique para os alunos, de modo simplificado, o que é intertextualidade e como ela pode ser feita.
3ª Etapa
Na aula de Arte, peça para que os alunos reproduzam cartazes, em folhas de sulfite e utilizando lápis de cor, com a interpretação do poema e do curta. Explique para os alunos que esse trabalho é uma produção intertextual, por trabalhar os mesmos textos com uma linguagem e um olhar diferentes. Organize um grande painel com os desenhos e deixe exposto em sua classe ou escola.
Avaliação
A partir das discussões e atividades trabalhadas, verifique se os alunos conseguiram compreender o conceito de intertextualidade e verifique a coerência em debater as suas ideias com os colegas sobre o tema.