1ª Etapa
Reúna a turma em círculos. Comece abordando o tema, pedindo para que os alunos exponham a sua opinião sobre os problemas enfrentados por eles na escola. Peça, também, para que reflitam sobre a atitude dos professores e demais funcionários da escola e, principalmente, sobre a atitude deles durante o ano escolar que se passou (ou que está em andamento).
2ª Etapa
Assistam ao filme. Após, pergunte se eles acharam semelhanças entre as falas de professores e alunos. Questione se eles acreditam em problemas gerais (que acontecem na maioria das escolas) e em problemas específicos (que acontecem somente em escolas de determinada região). Peça para que eles vão anotando esses problemas, e relacionando com o tipo a que eles pertencem (infra-estrutura, professores, colegas, gestão escolar, etc.)
3ª Etapa
A partir dos problemas levantados, peça para que os alunos se dividam em grupos para escreverem um roteiro e produzirem um documentário de curta-metragem. Defina qual área cada grupo deverá focar mais e sugira que eles levantem nomes de pessoas a serem entrevistadas e locais onde podem ser feitas as filmagens. Oriente-os, também, para que se dividam na realização do trabalho: enquanto um cuidará mais da parte de roteiro, outro cuidará mais da filmagem, um terceiro para as entrevistas, outra pessoa para edição final, etc.
4ª Etapa
Acompanhe o trabalho dos alunos na realização das filmagens. Marque reuniões semanais (ou de duas vezes por semana) para tirar dúvidas e ver como está o andamento do trabalho. Auxilie-os na edição final do vídeo.
5ª Etapa
Proponha para a escola uma seção de cinema para passar os vídeos produzidos pelos alunos. Converse com os demais professores para que seja debatido o trabalho feito dentro de cada turma, fazendo-os refletir sobre o que poderiam fazer para iniciar o ano diferente e melhorar um pouco mais o ambiente escolar.