1ª Etapa
Pensando no início do ano letivo ou do semestre, reúna a sala em círculos, se apresente e peçam para que todos façam o mesmo. Alguns alunos podem até se conhecer, mas essa dinâmica facilita para que todos se conheçam e entrem em contato.
Informe que, por ser o início de um período, vocês precisarão, em conjunto, estabelecer algumas regras, para o bom convívio de todos e andamento das aulas.
2ª Etapa
Antes de iniciar a produção do contrato coletivo, informe aos alunos que vocês vão assistir a um vídeo, que poderão ajudá-los nessa tarefa. Alerte-os a prestarem atenção em todos os pontos levantados durante o curta.
3ª Etapa
Peça para que produzam um artigo de opinião sobre o filme visto e que, nessa produção textual, façam uma reflexão sobre o comportamento que tiveram durante o ano anterior com relação ao professor e demais colegas. Sugira para que eles ressaltem os pontos positivos e o que podem fazer para continuar o comportamento e para melhorar os pontos que não foram tão positivos assim.
4ª Etapa
A partir do artigo de opinião produzido, reúna a sala em círculo novamente. Discuta as impressões que tiveram do filme e as produções dos artigos de opinião. Nessa discussão, você já pode direcioná-los sobre a importância do contrato coletivo tanto para alunos quanto para professores.
5ª Etapa
Produzam o contrato coletivo em conjunto, determinando os direitos e os deveres de ambas as partes (alunos e professores). Fixe esse contrato em local visível para todos, e publique-o, juntamente com os artigos de opinião, no blog da escola ou da sala (caso ainda não possua, esse é um ótimo momento para iniciá-lo.).