1ª Etapa
Reúna a turma em círculos. Aborde o tema da inclusão de deficientes auditivos, já dando uma prévia do curta: "E se você entrasse numa escola que só tivesse alunos surdos-mudos, o que você faria?". Feita a discussão, assistam ao curta.
2ª Etapa
Depois de assistirem ao curta, peça para que os alunos relatem as suas experiências. Questione-os se acham que um aluno surdo-mudo pode aprender as mesmas coisas que eles. Surpreenda-os perguntando se uma pessoa deficiente auditiva poderia aprender música, por exemplo. Assistam ao filme "Adorável Professor".
3ª Etapa
Após assistirem aos dois filmes, peça para que os alunos analisem as características presentes em ambos.
Peça para que se reúnam em grupos e escrevam uma pequena peça teatral, utilizando o sinais da LIBRAS, abordando sobre o tema: Como incluir os deficientes auditivos nas aulas e na escola? Oriente os grupos e ensine alguns sinais básicos para aqueles que não conhecem.
4ª Etapa
Façam as apresentações. Depois, peça para que cada grupo relate a sua experiência ao utilizar LIBRAS. Faça, também, registros fotográficos das apresentações. Poste as fotos e os relatos no blog da escola ou da sala (caso ainda não possua, essa é uma ótima oportunidade de iniciar um).