Etapa 1: Em uma roda de conversa, inicie a aula questionando os alunos se eles já ouviram falar da época da escravidão, dos negros que foram trazidos ao Brasil para serem escravos, e quais as contribuições que eles acham que esses escravos deixaram em nossa cultura. Anote os principais pontos debatidos.
Etapa 2: Apresente o curta-metragem para a turma, podendo ler a sinopse do mesmo e posteriormente assista o documentário Dona Mercês. Peça para que os alunos anotem os pontos da cultura dos escravos que aparecem no relato da senhora e que mais chamaram atenção.
Etapa 3: Ao término do filme, peça para os alunos socializarem as anotações com os colegas e compare com as anotações feitas na discussão antes do filme. Questione se eles acreditam que os escravos trouxeram mais contribuições culturais além das que Dona Mercês expôs no filme.
Etapa 4:Divida a sala em pequenos grupos e oriente que eles pesquisem na internet sobre a contribuição cultural dos escravos relacionada à: Alimentação, Religião, Música, Esportes, ou outro tópico sugerido por eles.
Etapa 5: Depois da pesquisa feita, peça para que os alunos, usando algum programa de edição de vídeos e fotos, elaborem um pequeno vídeo para socializar as informações obtidas na pesquisa.
Avaliação: Avalie a participação dos alunos durante todo o processo de debate, pesquisa, realização do vídeo e socialização dos resultados.