a) Selecionar várias experiências o situações típicas na vida de um adolescente: se preparar para uma balada o uma saída, o momento antes de uma prova ou avaliação, o momento depois de uma briga, etc.
Pedir aos adolescentes que selecionem uma situação qualquer (a mesma para todos)
b) Apresentar aos adolescentes uma variedade de fotos, desenhos, imagens e pedir o seguinte:
Escolhe uma foto, imagem, desenho que simbolize da melhor forma possível um ou vários aspectos do modo em que você viveu essa experiência e que te permita falar sobre o que sentiste nesse momento (também você pode escolher a imagem que esteja mais longe da tua experiência)
c) Dividir os alunos em subgrupos de 4 ou 5. Depois da reflexão individual cada uno descreve a seus colegas a sua imagem e expressa por que a escolheu.
d) Assistir ao filme.
e) Cada subgrupo deverá refletir a partir da atividade anterior sobre a atuação do personagem do filme. Discutir no grupo o que eles fariam no lugar dele e escolher uma imagem que represente a atitude deles.
f) Fazer uma apresentação conjunta onde todos os grupos possam se expressar.