|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Diversidade sexual


Plano de Aula do Filme Amapô | Documentário | De Kiko Goifman | 2008 | 12 min | RJ


Se colocar no lugar das outras é um passo importante para refletir sobre as nossas ações e verificarmos como podemos mudar nossas condutas. A proposta desse plano de aula é possibilitar a abertura de uma canal de reflexão sobre preconceitos que vemos diariamente nas ruas e noticiários.




Objetivos
Refletir sobre a diversidade sexual em situações concretas da vida cotidiana. Identificar mecanismos de estigma, discriminação.

Situação Didática
1- Dividir a sala em subgrupos e numerá-los. Cada um recebe um cartão com uma história diferente sem final. O grupo deverá escrever um final para a história que está no cartão.
2- Uma vez que escreveram o final deverão preparar uma dramatização sobre o trecho da história que está escrito (sem incluir o final que escreveram)
3- Cada grupo fará a sua apresentação e depois deverão trocar a história com grupo anterior e representá-la novamente, incluindo outro final.
4- Cada grupo apresenta a sua nova dramatização. Logo se pede ao grupo original que leia o final que tinham escrito.
5- Antes de realizar o dialogo sobre os diferentes finais e problematizar as situações, assista ao vídeo. Utilize as perguntas abaixo para a discussão.
As perguntas dependerão das cenas propostas e dos finais criados.
Sempre é importante perguntar:
Como se sentiram ou o que sentiram os que atuaram e os que observaram?
Que diferencias perceberam nos diversos finais propostos sobre uma mesma situação?
Sucedem estas situações na realidade?
Conhecem ou viveram casos parecidos?
Que semelhanças encontram entre o filme e as situações dramatizadas?
Exemplos de situações:
1- Ana (seu nome original é João Soares)é uma jovem trans. Está pensando em deixar seus estudos porque na sua escola ela é ameaçada e zoada pelos colegas. Além disso, as adolescentes não lhe permitem entrar no banheiro...
2- É sábado a noite. Daniel, Mauricio, André e Fernando são um grupo de jovens amigos que está pronto para ir na balada. Um deles fala: antes de ir pra balada podemos buscar uns travestis que estão a duas quadras de aqui. Eles estão trabalhando na esquina, vamos!...
3- Letícia é uma jovem lésbica de 20 anos, ninguém sabe sua orientação sexual. Há uns anos namora com Cecília, as duas se apresentam sempre como melhores amigas. Letícia decidiu contar a sua família enquanto estão conversando na sala. Ela pensa que esse é o melhor momento...
4- Marcio é um jovem de 23 anos que gosta de mulheres e homens, neste momento está saindo com Alessandra de quem se sente apaixonado. Ele decidiu que é importante lhe contar que é bissexual. Se encontram num bar e ele começa a falar...

Comentários
Este recurso habilita o trabalho de diversos conteúdos: orientações e identidades sexuais e de gênero, diversidade sexual,estigma, preconceito e discriminação. Se surgem personagens muito estereotipados ou se as cenas promovem a violência, é fundamental desconstruir e trabalhar sobre esses elementos.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise