|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Iluminação e criatividade


Plano de Aula do Filme Fiat Lux | Animação | De Cláudio Roberto, Gordeeff | 2000 | 6 min | RJ


A partir do curta iremos indagar sobre a ação da luz e o que os alunos sabem ou acham a respeito.




Objetivos
- Diferenciar luz e obscuridade - identificar diferentes fontes de luz natural e artificial. - Conhecer como se propaga a luz

Situação Didática
1ª etapa: Logo de assistir o curta o professor começa com uma serie de perguntas aos alunos, indagando os conhecimentos prévios e as hipóteses deles sobre o tema: -O que é a luz? - como poderíamos fazer ela desaparecer? - De onde ela vem? - Como ela se locomove pelo espaço? 2ª etapa: Realizar diversas atividades de observação e experimentação com os alunos sobre a luz e registrar o momento com fotos. 3ª etapa: Trabalho em grupos: voltar sobre as perguntas originais mas dessa vez os alunos responderão de acordo com oque foi observado e registrado. 4ª etapa: exposição das conclusões dos alunos e discussão.

Comentários
Pode se realizar uma exposição na escola com as fotos dos alunos e o relato das experiencias feitas por eles.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise