Primeiro momento:
Comece a aula incitando os alunos a discutir o que é política e o que é democracia. Uma ideia e procurar juntos, diferentes definições de dicionários e Wikipedia. Mostre a eles que a própria discussão é política e também democrática, uma vez que todos podem dela participar em condições de igualdade. Explique a importância da democracia para as sociedades, destacando que ela possibilita a qualquer cidadão ou grupo social desenvolver atividades que objetivem construir uma sociedade em conformidade com seus ideais, valores e interesses. Diga, também, que a democracia é dinâmica e está sujeita a transformações, requerendo a prática política dos cidadãos.
Importante explicar que as campanhas políticas foram diferentes ao longo da historia. Como será que os candidatos faziam antigamente quando não existia a televisão? E depois com a TV antes da internet e as mídias digitais?
Peça para fazer uma pesquisa em casa à respeito das perguntas acima.
Segundo momento:
Peça que os alunos apresentem e comentem os resultados da pesquisa feita em casa. Reflita com eles sobre as atuais campanhas eleitorais que estão na televisão e nas mídias digitais.
Terceiro momento:
Assista o filme com os alunos e monte uma roda de conversa para discutir sobre o objetivo do candidato que aparece no filme e a sua estratégia publicitaria.
O que ele realmente quer mostrar?
Será que seu objetivo é vender uma imagem produzida do candidato ou do partido, pouco importando sua concepção ou prática política?
Qual é a visão que eles tem do eleitorado?
Quarto momento:
Dividir os alunos em grupos. Pedir a eles que cada um escolha uma propagando de um candidato para analisar para logo apresentar uma visão de todos os que querem ser eleitos.
Perguntas guia:
A publicidade do candidato estimula a participação do eleitorado ou provoca desinteresse?
Qual a proposta dele?
Que recursos ele utiliza?