Atividade 1:
Cada um elabora de forma individual um caso real ou inventado relacionado a uma experiência com álcool. Após a parte individual se reúnem em pequenos grupos onde cada um vai ler seu caso.
Atividade 2:
Quais os efeitos físicos, psíquicos, sociais do álcool. Discussão nos grupos.
Atividade 3:
Por que bebemos? Cada um escreve as razões e divide com o grupo.
Atividade 4: Depois de ter realizado uma discussão em pequenos grupos, os alunos assistem o filme e se passa a um debate maior, da sala inteira.
- vocês colocaram nos grupos pequenos, situações de ingestão do álcool, os problemas associados e as razões dessa ingestão.
- Os relatos que aparecem no filme são parecidos com o que vocês discutiram?
- Se identificam com a fala de alguém? Por quê?
- O quanto a publicidade influência no consumo?
Atividade 5:
Em pequenos grupos irão analisar uma publicidade sobre álcool:
1) Tipo de anúncio:
a- Produto
b- Marca
c- Meio (Tv, jornal, internet, etc)
2) Descrição:
a- Texto
b- Imagem
c- Personagens (homens, mulheres, adultos, jovens)
d- A quem está dirigido?
3) Método de venda:
a- O que pretende com este anúncio?
b- Que estilo de vida apresenta?
c- Que valores transmite?
4) Valoração de vocês:
a- É um produto imprescindível para a vida?
b- Por que os anúncios se limitam a informar as características do produto?
5) Que tipo de publicidade vocês criariam para falar sobre a prevenção do uso de álcool?
Atividade 6:
Apresentação dos trabalhos.