1° momento:
Antes de assistir o curta "Jonas, só mais um", organize uma roda de conversa e aborde o tema do preconceito com os alunos. Inicie apresentando o significado da palavra preconceito de acordo com o dicionário Michaellis "sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões".
Peça para os alunos comentarem situações em que vivenciaram ou presenciaram de alguma forma atitudes ou comportamentos preconceituosos principalmente raciais.
2° momento:
Assista com os alunos o curta e solicite que durante a exibição do filme os alunos anotem as impressões e emoções que tiveram sobre o caso apresentado no documentário e que sinalizem os relatos mais chamaram a atenção. Ao final do documentário volte à questão do preconceito e questione o que motivou a ação do segurança do Itaú. Se eles acreditam que o segurança do Itaú agiu em legítima defesa ou motivado pelo preconceito.
Questione se eles conhecem outros casos semelhantes ao relatado no documentário.
3° momento:
Apresente para os alunos o estudo do IPEA "Boletim de Análise Político - Institucional, Participação, Democracia e Racismo?", mostre também o Estatuto da Igualdade Racial (lei n°12288/10) e a Declaração sobre a raça e os preconceitos raciais . Peça para que os alunos pesquisem movimentos sociais que se organizam para o combate a esse preconceito e ações afirmativas, como as cotas para o ingresso nas universidades.
4° momento:
Retome com os alunos os diferentes gêneros textuais que eles já aprenderam, como poesia, dissertação, narração entre outros.
Apresente as características específicas de cada gênero textual e peça para que cada aluno escolha um dos gêneros para abordar o preconceito racial usando como base o documentário e os links por eles pesquisados. Depois de prontas as redações, solicite que os alunos se dividam para criar um blog na internet e compartilhar as produções da sala e conscientizar outras pessoas sobre esse importante tema.
Links interessantes:
Revista Criança do Professor Infantil
Guia de referências Psicologia e Relações Raciais