1° momento:
Antes de exibir para a turma o curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil" faça um amigo secreto com os alunos. Cada aluno vai tirar o nome de um colega da classe. Solicite que cada um faça um desenho do colega que foi sorteado por ele e que escreva algumas características físicas do mesmo.
Depois desse momento, cada um irá mostrar o desenho e falar sobre as características que escolheu para descrever o colega e a turma terá que adivinhar quem é. Isso se repetirá até que todos os alunos tenham mostrado o desenho.
Nesse momento professor, fique atento para demonstrações de preconceito e de discriminação. Intervenha mostrando quantas diferenças existem entre as pessoas e como elas devem ser respeitadas e valorizadas.
Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.
2° momento:
Assista ao curta com os alunos e depois faça uma roda de conversa a respeito do que eles acharam do vídeo. Como eles acharam que as meninas que apareceram no curta estavam se sentindo com a discriminação das colegas.
Aproveite a roda de conversa para discutir com eles sobre os padrões de beleza impostos nas capas de revista, novelas e internet. Procure mostrar modelos, e imagens de pessoas que são contrárias a esses padrões e mostre como elas podem ser igualmente belas.
Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.
3° momento:
Mostre imagens de bonecas que refletem o padrão de beleza imposto pela sociedade e questione o que os alunos acham sobre a grande maioria das bonecas que são vendidas nas lojas de brinquedos serem brancas, loiras e de cabelos lisos.
Realize com os alunos uma oficina de criação de bonecos que são contra os estereótipos de beleza impostos socialmente.
Disponibilize retalhos de pano e novelos de lã de diferentes cores e texturas, enchimento de almofada, botões, agulhas grossas, cola, etc.
Marque uma exposição na escola com os bonecos criados e com os depoimentos que foram registrados durante o momento do debate com os alunos, convide toda a comunidade escolar para visitar a exposição e refletir sobre o tema.
Depois da exposição, doe os bonecos para a brinquedoteca da escola, para que os alunos de várias turmas possam brincar com os mesmos.
Links interessantes:
Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil