1° momento:
Antes de apresentar o curta "Amigo Secreto" para os alunos, discuta com eles qual o verdadeiro significado do Natal e quais os melhores presentes que uma pessoa pode ganhar nessa época do ano. Faça-os refletir sobre o que realmente importa: o amor e a solidariedade e não os presentes materiais que são distribuídos. Depois de assistir ao curta, peça para que eles levantem os principais pontos do filme e o que entenderam da sua história.
Incentive para que as discussões e levantamentos sejam feitos em inglês.
2° momento:
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre as tradições de Natal nos países de língua inglesa. Peça para que eles pesquisem sobre as tradições e os símbolos que representam essa época do ano nesses países.
Depois peça para que eles socializem os resultados da pesquisa que fizeram com o resto da turma, disponibilize papeis de diferentes cores, tamanhos e texturas, canetinhas, tinta, e outros materiais plásticos para que os alunos produzam cartões de natal levando em consideração as tradições e símbolos que eles pesquisaram. Cada aluno deverá elaborar 2 cartões de Natal.
3° momento:
Apresente para os alunos o gênero textual cartão e suas características e proponha uma brincadeira de amigo secreto com a turma. Cada aluno irá sortear um amigo da sala para escrever um cartão de Natal e depois da troca de cartões, os alunos usarão o segundo cartão produzido para escrever agradecendo o seu amigo secreto. Todas as produções deverão ser feitas em inglês, solicite que num primeiro momento os alunos escrevam a mensagem em um rascunho para que você possa auxiliar na revisão e correção necessária. A classe pode montar também uma lista com novas palavras do vocabulário, apresentando os termos geralmente utilizados nessa época do ano e completando a lista com as dúvidas que forem surgindo durante a elaboração das mensagens.