1° momento:
Antes de assistir com os alunos ao curta "Rua das tulipas", em uma roda de conversa, questione os alunos como eles definiriam a felicidade e pergunte o que faz com que eles se sintam felizes.
Faça uma tabela com todas as colocações dos alunos, apontando as semelhanças e diferenças existentes na percepção de cada um para que eles percebam que nem sempre o que é importante para uma pessoa, é também importante para a outra. Assista ao filme com os alunos.
2° momento:
Discuta com eles o que mais chamou atenção na história do filme. Assista novamente ao curta, pausando o mesmo nos pontos mais importantes para mostrar como o inventor ajudava as pessoas a serem mais felizes, como cada pessoa precisava de uma coisa diferente para conseguir a felicidade, e o fato de ele ter ajudado todas as pessoas da rua e ter esquecido da sua própria felicidade
3° momento:
Retomando os pontos que os alunos levantaram no início da aula sobre o que faz com que eles se sintam felizes, divida a turma em pequenos grupos e desafie cada grupo a elaborar um projeto de invenção que ajude as pessoas a serem mais felizes. Cada grupo poderá elaborar apenas uma invenção e terá que pensar na felicidade de todos e não apenas de uma pessoa.
Distribua materiais recicláveis, papéis, canetas, cola, entre outros, para que os grupos desenvolvam o protótipo da sua invenção.
4° momento:
Organize um momento para que os grupos apresentem para a turma suas invenções, explicando as funções que elas possuem e como eles acreditam que ela ajudará as pessoas a serem mais felizes.
Faça uma avaliação com a turma sobre o que eles acharam do projeto, se foi fácil pensar em alguma coisa que ajude na busca coletiva pela felicidade, e se eles acreditam que a felicidade pode ser encontrada em pequenas coisas que já fazem parte do nosso dia a dia.
Organize com os alunos um espaço na escola para deixar os protótipos expostos para toda a comunidade escolar com a explicação geral do projeto e individual de cada invenção.