1° momento:
1° momento:
Coloque o curta para que os alunos assistam. E em seguida solicite que cada aluno reflita e responda as às perguntas a seguir:
-Você gostou do filme? Por quê?
-O que gostou e não gostou? Por quê?
-Quais foram as partes mais marcantes para você?
-Você se sentiu triste diante de algum fato da história contada? Por quê?
-Qual foi a parte que fez você se sentir feliz? Por quê? .
2° momento:
2° momento:
Reúna os alunos em grupos e solicite que troquem as informações sobre o que refletiram a partir do filme sob o ponto de vista do que é Felicidade. Os grupos têm de chegar a um conceito de Felicidade. Eles devem registrar em documento escrito a conclusão a que chegaram. Abra a plenária solicitando que cada grupo leia o seu texto. Em seguida à leitura, a classe discute sobre tal conceito. Importante, nesse momento, refletir não somente em relação a existência da Felicidade como também momentos da falta dela.
.
3° momento:
3º momento:
Entregue o conto Felicidade Clandestina
"Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector para os alunos lerem (disponível no site: http://vivelatinoamerica.files.wordpress.com/2014/03/clarice_lispector_felicidade_clandestina_e_outros_contos.pdf) e solicite aos alunos que elaborem um conto em que relate um momento de suas vidas cuja felicidade estivesse presente. .
4° momento:
4ª momento:
Solicite aos alunos que façam o trabalho de revisão para a publicação do conto.
Publique-o em um blog ou no jornal da escola ou faça um livro com todas todos os contos. .
Para dar continuidade à discussão do tema felicidade sob outra ótica, assista aos curtas: "Hoje tem Felicidade" e "A Alma do Negócio" .