1° momento:
Coloque o curta para que os alunos assistam em partes:
primeira parte - início até 2'59''
segunda parte - 2'60'' até 2'23''
terceira parte - 2'24'' até o fim
Em cada parte, interrompa o filme e faça os seguintes questionamentos aos alunos:
1ª parte
O que vocês entenderam dessa primeira parte do filme?
As pessoas pareciam felizes?
2ª parte
O que vocês entenderam dessa parte do filme?
O homem parecia feliz? Por quê?
Por que vocês acham que ele comprou um sapato três números menor do que usava?
3º parte
O que vocês entenderam, dessa parte?
Qual foi a conclusão a que vocês chegaram?
2° momento:
Entregue o capítulo XXXVI "O propósito de Botas" da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. (pagina 46) para os alunos lerem.
Após a leitura, solicite que os alunos se reúnam em grupos e elaborem um conceito sobre felicidade a partir das discussões.
3° momento:
Solicite aos alunos que elaborem um produto artístico: literário - como contos, crônicas, pictórico, música, artesanal, ou de imagem (vídeo ou fotografia) cujo tema seja Felicidade e posteriormente, oriente que organizem um evento, digital ou não, para a publicação das produções.
4° momento:
Para dar continuidade à discussão do tema felicidade sob outra ótica, assista aos curtas: "A Alma do Negócio" e "Clandestina Felicidade" .