1° momento:
Para que essa atividade seja mais produtiva, é importante que os alunos tenham lido o livro "A hora da Estrela" na aula de literatura. Depois da leitura do livro, organize um momento para que os alunos assistam ao curta.
2° momento:
Em uma roda de conversa, discuta com os alunos a relação que eles encontraram entre o curta e o livro e anote as observações dos alunos.
3° momento:
Reúna os alunos em grupos e solicite que eles redijam um roteiro para a produção de um vídeo caseiro, que reproduza uma releitura de alguma obra. Por exemplo: quem seria Dom Casmurro atualmente? Quem seria Brás Cubas no nosso século? Existem Senhoras no século XXI? Quem seria o Pedro Bala nos dias atuais? Para enriquecer a proposta, cada grupo deverá escolher uma obra diferente.
4° momento:
Após a revisão dos roteiros, junto com os alunos, oriente que eles se organizem para produzir o curta. Os grupos devem dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada um pensando em:
-cenário
-figurino
-trilha sonora
-atores
-filmagem
- edição
Depois dos vídeos prontos, organize um "festival de curtas".
Para tratar de outra obra de Clarice Lispector - assista ao curta: Clandestina Felicidade disponível no nosso site.