1° momento:
Para que essa atividade seja mais produtiva, é importante que os alunos conheçam a história de Hamlet na aula de literatura. Caso ainda não tenha sido solicitada essa leitura na aula de literatura, pergunte se algum aluno conhece a obra, e solicite que ele socialize a história com os colegas, nesse momento pode sugerir também uma pesquisa na internet sobre Hamlet. Em seguida coloque o curta para os alunos assistirem
2° momento:
A partir do roteiro de perguntas inicie a discussão oral relacionando o tema a situações contextuais da turma.
Sugestão de questões:
- Vocês se sentem felizes?
- Quais são os momentos em que vocês não se sentem bem?
- Relate alguma atitude relacionada a seus colegas em que você se sentiu constrangido?
- Você se sente livre para fazer o que deseja? Por quê?
- Liberdade tem limite?
- Quem é livre pode ou deve ser responsável?
3° momento:
Reúna os alunos em grupos e solicite que eles redijam um roteiro para a produção de um vídeo caseiro, cujo tema principal é a adolescência. Solicite, a exemplo do curta assistido pela classe, que o tema principal tenha alguma literatura ou poesia ou música ou pintura como pano de fundo.
4° momento:
Depois dos vídeos prontos, organize um "festival de curtas".
Para dar continuidade à discussão do tema - adolescência - sob outra ótica: o medo da liberdade na adolescência, assista ao curta: O paradoxo de um passarinho, disponível no nosso site.