1° momento:
Exiba o filme para a turma, logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Qual é o objetivo da campanha na embalagem de cigarros?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
2° momento:
Para entender um pouco da história da cultura do tabagismo, exiba Tabagismo - A Farsa - TV Escola
Para um melhor aproveitamento das informações contidas no documentário, prepare os alunos a identificarem os interesses da indústria do cigarro e as consequências desses interesses terem sido garantidos nas últimas décadas.
3° momento:
Proponha uma pesquisa aos alunos junto aos seus familiares e à comunidade. O roteiro de questões abaixo é apenas uma sugestão para o encaminhamento da atividade:
a) Você fuma?
b) O que pensa do ato de fumar?
c) Se você é fumante, com que idade começou o hábito?
d) O que o levou a iniciar neste hábito?
e) Se não é fumante, o que acha que influenciou na sua decisão de não aderir a este hábito?
f) Você acha que o jovem tem influência da mídia para este hábito? E do grupo de amigos?
g) Que ação você acha que seria significativa para combater o Tabagismo na adolescência? Por quê?
h) Quais as campanhas anti-tabagismo que você conhece que acredita que foram importantes e deram resultados? (pode destacar as fotos nas embalagens)
4° momento:
Com o resultado da pesquisa, organize as informações com os alunos de modo a conhecer o perfil do grupo pesquisado e os dados mais relevantes. Proponha um debate sobre as razões que levaram os entrevistados a se tornarem tabagistas ou não.
Como atividade, proponha aos alunos escreverem uma carta a algum jovem ou adolescente que está interessado em fumar cigarros para alertá-lo do prejuízo que esse hábito ou vício poderá trazer à sua vida.