1° momento:
Exiba o filme para a turma, logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- O curta traz duas informações relevantes? Quais são?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
2° momento:
Proponha que os alunos pesquisem sobre a história das drogas, como a humanidade, em suas diversas gerações, foi utilizando, explorando e utilizando as drogas.
Anti Drogas
Drogas: 5 mil anos de viagem
Uma dose de história: uma introdução à história das drogas e o contexto atual
Com o resultado da pesquisa, os alunos devem criar uma frisa (linha do tempo) identificando a
droga da época e seus modelos de comercialização e distribuição e tentando estabelecer semelhanças e diferenças entre os comportamentos das sociedades em razão das drogas consumidas.
3° momento:
Convidar aos alunos a pesquisarem as ações públicas de combate ao uso de drogas, desde leis que proíbem ou restringem o consumo e a comercialização, até iniciativas de preservação da vida e recuperação dos usuários.
Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil
4° momento:
A culminância dessa proposta está em propor aos alunos que preparem uma campanha de mobilização na escola e na comunidade contra o uso de drogas. A campanha poderá constar de cartazes informativos, esquetes de dramatização, música, peças audiovisuais, ou podcasts para serem distribuídos em rádio escola.