1° momento:
Exiba o filme para a turma, logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Quais informações relevantes o curta destaca? Por que as pessoas se caracterizam de palhaços?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar?
2° momento:
Organize os alunos em pequenos grupos e proponha um debate entre eles sobre a urbanização brasileira para que se possa listar seus conhecimentos prévios relacionados à questão. Para disparar o debate algumas questões são sugeridas:
Será que as grandes cidades sempre tiveram problemas com mobilização? Quais são os fatores que contribuem para as dificuldades enfrentadas nos dias de hoje?
As hipóteses dos grupos deverão ser organizadas em uma lista para ser compartilhada por todos para que se identifiquem as semelhantes ou divergentes.
3° momento:
Apresente aos alunos o vídeo Urbanização brasileira
Como roteiro de observação do vídeo, poderão ser propostas as seguintes questões:
1. De que maneira a industrialização afeta o processo de urbanização?
2. Quais mudanças espaciais são provocadas pela urbanização?
3. Quando se intensificou o processo de urbanização no Brasil?
4. Quais foram as razões pelas quais São Paulo e Rio de Janeiro protagonizaram o processo de metropolização no país?
5. Quais são os fenômenos típicos das grandes cidades?
Com o resultado da análise do vídeo, sugira aos alunos que preparem uma apresentação dos resultados destacando os pontos que devem ser considerados na análise dos problemas relacionados à mobilidade urbana.
4° momento:
Convidar os alunos a pesquisarem as soluções públicas que favoreçam a mobilidade urbana.
Algumas sugestões de links:
Mobilidade urbana no município de São Paulo
Transporte/mobilidade urbana
Jornal Futura 15/05/2013 - Empresas Mobilidade
NY promove ciclovias na cidade
As cidades somos nós - desenhando a mobilidade do futuro
Espaço, trânsito e linguagem nas ruas de Nova York
5° momento:
A culminância dessa proposta está em propor aos alunos que escrevam uma carta aberta a diferentes personagens envolvidos com a temática da mobilidade urbana: prefeito, vereadores, engenheiros, usuários do transporte urbano, motoristas, mendigos, garis, estudantes, empresários, artistas, entre outros. A carta poderá ser afixada no mural da escola. Em algumas cidades é possível afixar nos transportes públicos.