1° momento:
Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões(as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Quais informações relevantes o curta destaca?
- O que Brasília tem de diferente da maioria das cidades brasileiras?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar?
2° momento:
Faça um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos meios de transporte urbanos em muitas cidades brasileiras de médio e grande porte, muito frequentemente veiculada pela mídia. Conversem sobre o papel do automóvel na estruturação da vida na cidade, descrevendo como é o trânsito na cidade onde os estudantes vivem. Problematize:
Qual é o meio de transporte que você utiliza para ir à escola?
Quais são os meios de transportes que você conhece?
Como é o trânsito na cidade em que você vive?
Possibilite que estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas por eles. Liste com eles os principais meios de transporte terrestre, aéreo e aquaviário.
3° momento:
Organize a sala em grupos de 5 alunos e proponha uma pesquisa sobre transporte. Os alunos podem buscar informações sobre o tema em sites de confiança. Como sugestão, propõe-se
"Transporte"
Mobilidade Urbana
O roteiro de questões abaixo pode colaborar para um melhor aproveitamento da leitura:
1. Quais são os principais meios de transporte utilizados nos médios e grandes centros urbanos em nosso país?
2. Relacione as principais vantagens e desvantagens do meio de transporte individual e coletivo?
3. Como se dá a circulação de bens extrativistas, agropecuários e industriais no Brasil?
4. Quais medidas devem ser planejadas para melhoria da mobilidade urbana em nosso país?
4° momento:
A culminância dessa proposta está na elaboração de um encarte de jornal que possa ser distribuído na escola com a finalidade de conscientizar a todos que as soluções para uma melhor mobilidade passam por cada um de nós. Organize a sala em grupos e cada grupo irá elaborar um texto que comporá o encarte. Se o trabalho for realizado em mais de uma sala da escola, o encarte poderá ser uma produção de todas as salas daquele ano. Aproveite para trabalhar com os gêneros literários (poesia, memórias, artigo de opinião e conto).