|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Trajetos Cotidianos


Plano de Aula do Filme Leo 1313 | Ficção | De Betse de Paula | 1997 | 6 min | RJ


A convivência entre o transporte público e o privado nas grandes metrópoles nem sempre é pacífica, harmoniosa e respeitosa. Os cidadãos esquecem que fazem parte da mesma cidade e estão preocupados apenas com os próprios interesses. Refletir sobre o papel dos diferentes meios de transporte na estruturação da cidade com os alunos e a importância do transporte coletivo nos grandes centros urbanos pode ser o primeiro passo para começar a mudar essa realidade.





Objetivos

- Discutir o papel dos meios transportes na estruturação da vida na cidade

- Saber qual é o papel do rodoviarismo brasileiro

Entender a importância do transporte coletivo nos centros urbanos.


Situação Didática

1° momento:


Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões(as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)


- Do que se trata o curta?

- Quais informações relevantes o curta destaca?

- O que Brasília tem de diferente da maioria das cidades brasileiras?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar?


2° momento:


Faça um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos meios de transporte urbanos em muitas cidades brasileiras de médio e grande porte, muito frequentemente veiculada pela mídia. Conversem sobre o papel do automóvel na estruturação da vida na cidade, descrevendo como é o trânsito na cidade onde os estudantes vivem. Problematize:

 Qual é o meio de transporte que você utiliza para ir à escola?

 Quais são os meios de transportes que você conhece?

 Como é o trânsito na cidade em que você vive?


Possibilite que estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas por eles. Liste com eles os principais meios de transporte terrestre, aéreo e aquaviário.


3° momento:


Organize a sala em grupos de 5 alunos e proponha uma pesquisa sobre transporte. Os alunos podem buscar informações sobre o tema em sites de confiança. Como sugestão, propõe-se


"Transporte"

Mobilidade Urbana


O roteiro de questões abaixo pode colaborar para um melhor aproveitamento da leitura:


1. Quais são os principais meios de transporte utilizados nos médios e grandes centros urbanos em nosso país?

2. Relacione as principais vantagens e desvantagens do meio de transporte individual e coletivo?

3. Como se dá a circulação de bens extrativistas, agropecuários e industriais no Brasil?

4. Quais medidas devem ser planejadas para melhoria da mobilidade urbana em nosso país?


4° momento:


A culminância dessa proposta está na elaboração de um encarte de jornal que possa ser distribuído na escola com a finalidade de conscientizar a todos que as soluções para uma melhor mobilidade passam por cada um de nós. Organize a sala em grupos e cada grupo irá elaborar um texto que comporá o encarte. Se o trabalho for realizado em mais de uma sala da escola, o encarte poderá ser uma produção de todas as salas daquele ano. Aproveite para trabalhar com os gêneros literários (poesia, memórias, artigo de opinião e conto).



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Caroline Franco


Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas
Nível: Ensino Superior