1° momento:
Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões(as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Quais reflexões o curta provoca?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar? Você concorda?
2° momento:
Divida os alunos em grupos e proponha uma pesquisa sobre o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira. Conversem sobre o papel do automóvel na estruturação da vida na cidade, descrevendo o seu impacto na cidade onde os estudantes vivem destacando os pontos positivos e os pontos negativos da expansão do acesso ao automóvel para a sociedade. Oriente-os para que identifiquem as principais razões que motivaram a expansão da indústria automobilística no Brasil.
Como apoio à pesquisa, esses sites podem ser consultados.
Democracia e Populismo: JK, Jânio e Jango
O Brasil a 100 por hora
Uma Modernização Conservadora
A Importância Da Manutenção Na Indústria Automobilística
3° momento:
Assista com os alunos ao episódio do documentário "A história automobilística brasileira 01- a história da luta pelo transporte em São Paulo"
Proponha um debate comparando as condições de 1952 e as condições atuais. O que há de diferente entre as duas épocas? O que há de semelhante?
Possibilite que estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas por eles.
4° momento:
A culminância dessa proposta está na produção de um vídeo por grupo que organize as informações e conhecimentos adquiridos pelos alunos e antecipando situações de mobilidade urbana para o futuro. Os formatos sugeridos para os vídeos poderão ser documentários, reportagens, ficção. O ideal é que não ultrapasse 10 minutos. Você poderá organizar um festival de vídeos em que os alunos possam escolher a melhor produção.