1º momento
Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Quais reflexões o curta provoca?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar?
2º momento
Proponha aos alunos que relatem/pesquisem as situações de violência que observaram serem destacadas nos meios de comunicação. Procure levantar com os alunos, a variação da interpretação da mesma notícia.
Questões sugeridas para estimular a discussão:
1.O que é violência? Quais os tipos de violência que existe em nossa sociedade?
2.Qual a relação da linguagem com a violência?
3. Você já sofreu ou presenciou algum tipo de violência? Quais foram as consequências?
Após a discussão do grupo, peça para que cada grupo procure destacar os aspectos em que eles acreditam que a violência pode ser estimulada pela comunicação. O objetivo é demonstrar que ainda que os meios de comunicação tenham a função de informar os acontecimentos, muitas vezes eles potencializam a violência.
3º momento
A partir da discussão, os alunos deverão produzir um texto sobre algum episódio de violência encontrado na pesquisa. A produção poderá ser feita em grupo, e cada grupo deverá elaborar o texto em um gênero literário diferente: poema, jornalístico, conto, relato.
4º momento
Os textos serão apresentados oralmente pelos grupos. O objetivo é demonstrar como a linguagem influencia na compreensão dos fatos. Os textos produzidos poderão ser compilados em uma pequena publicação para ser reproduzida e distribuída na turma. Para isso pode ser usada a plataforma Livros Digitais.