1º momento
Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade):
- Do que se trata o curta?
- Quais reflexões o curta provoca?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar?
2º momento
Proponha uma roda de conversa com os alunos, procurando identificar seus conhecimentos prévios por situações vividas hoje no mundo em que a religião é identificada como um forte instrumento de poder e disputa. Faça uma lista com os comentários dos alunos. Procure estimulá-los para que justifiquem porque entendem que a situação apontada por eles tem a religião como indicador de disputa e poder.
Explane sobre os conflitos do Tibete com a China. Ressalte as diferenças entre as duas regiões, principalmente sobre o regime comunista da China que defende um Estado sem intervenção religiosa e o modelo seguido no Tibete que uma só pessoa acumula a função de líder político e religioso. Importante apresentar para os alunos o líder Tibetano Dalai Lama, importante figura histórica no trabalho pela paz na região.
3º momento
Proponha aos alunos uma pesquisa sobre a região em questão, localizando informações histórias e atuais sobre os conflitos entre a China e Tibete.
Sugestão de links para pesquisa:
Artigo: Dossiê Tibete: análise dos conflitos sino-tibetanos
75 anos do Dalai Lama em imagens
Monges Tibetanos reclamam das politicas intrusivas do governo chinês
Tibet, paraíso e inferno
4º momento
Os alunos deverão simular um programa televisivo que explique os seguintes temas sobre o Tibete, se achar viável divida a sala em grupos:
- Dados Geográficos do Tibete
- Religiosidade e Política
- Invasão e dominação Chinesa
- Contar história do Dalai Lama
Grave o programa para colocar no site/blog da escola.