1º momento
Exiba o filme para a turma logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Quais reflexões o curta provoca?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar?
2º momento
Questione os alunos sobre o que eles conhecem do gênero textual crônica. Peça para que eles realizem uma pesquisa buscando informações sobre a história, as características desse gênero textual e seus principais autores.
Promova um momento para socialização dos resultados obtidos.
3º momento
Para entender um pouco sobre o autor da crônica que inspirou o curta, solicite que os alunos façam uma pesquisa na internet procurando informações sobre o autor como:
- o que caracteriza a produção textual do autor
- quais outras crônicas ele escreveu
- quais temáticas aparecem nas crônicas dele
4º momento
Como atividade, sorteie entre os alunos diferentes temas para que cada um produza uma crônica, respeitando as características pesquisadas durante as atividades anteriores.
Com ajuda do aplicativo Livros Digitais, peça para que os alunos publiquem um livro com a coletânea de crônicas produzidas pela sala.
Você poderá imprimir o livro e distribuir para a comunidade escolar numa tarde de autógrafos com os alunos ou publicá-lo no site da escola.