|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Trabalho escravo contemporâneo


Plano de Aula do Filme Circuito Interno | Ficção | De Júlio Martí | 2010 | 12 min | SP


O trabalho escravo contemporâneo é realidade em muitos estados brasileiros. Em São Paulo, por exemplo, constantemente sabemos de imigrantes latinos que trabalham em condições precárias e sob diversas ameaças. Mas será que todos sabem como se dá o trabalho o escravo e que ele ainda acontece em pleno século XXI?





Objetivos

Fazer um recorte da realidade da sociedade

Conhecer as características do trabalho escravo contemporâneo.


Situação Didática

Etapa 1:

Em uma roda questione o que os alunos sabem sobre trabalho escravo contemporâneo. Sugestões: - Vocês sabem o que é trabalho escravo? - Acreditam que ainda existe trabalho escravo ainda hoje? - Em quais áreas você acha que existe trabalho escravo? - Que tipo de pessoas vocês acham que exercem trabalho escravo? - Por quais motivos vocês acham que as pessoas aceitam essa condição de trabalho escravo?


Etapa 2:

Exiba o curta-metragem Circuito Interno. Explique para os alunos em quais condições se dá o trabalho escravo contemporâneo, por que as pessoas se sujeitam à aquelas condições, explique quais as leis que condenam esse tipo de trabalho (Código Penal, Artigo 149 e Código Penal, Artigo 207). Para complementar a explicação utilize o vídeo Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo ( AQUI)

Etapa 3:

Distribua a matéria publicada na Repórter Brasil que mostra o flagrante do trabalho escravo ( AQUI)
Divida a sala em três grupos cada um construirá um cartaz: colocando as condições que caracterizam o trabalho escravo encontradas no texto e já discutido na sala de aula, indicação de como o trabalhador pode se libertar e quais são as áreas que há trabalho escravo. Exponha os cartazes na escola para que a comunidade escolar possa ver.


Avaliação:

Participação ativa na aula e apresentação do trabalho.




Pedagogo Autor do Plano de Aula
Jussara Caetano


Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior