Etapa 1:
Em uma roda questione o que os alunos sabem sobre trabalho escravo contemporâneo. Sugestões:
- Vocês sabem o que é trabalho escravo?
- Acreditam que ainda existe trabalho escravo ainda hoje?
- Em quais áreas você acha que existe trabalho escravo?
- Que tipo de pessoas vocês acham que exercem trabalho escravo?
- Por quais motivos vocês acham que as pessoas aceitam essa condição de trabalho escravo?
Etapa 2:
Exiba o curta-metragem Circuito Interno. Explique para os alunos em quais condições se dá o trabalho escravo contemporâneo, por que as pessoas se sujeitam à aquelas condições, explique quais as leis que condenam esse tipo de trabalho (Código Penal, Artigo 149 e Código Penal, Artigo 207). Para complementar a explicação utilize o vídeo Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo ( AQUI)
Etapa 3:
Distribua a matéria publicada na Repórter Brasil que mostra o flagrante do trabalho escravo ( AQUI)
Divida a sala em três grupos cada um construirá um cartaz: colocando as condições que caracterizam o trabalho escravo encontradas no texto e já discutido na sala de aula, indicação de como o trabalhador pode se libertar e quais são as áreas que há trabalho escravo.
Exponha os cartazes na escola para que a comunidade escolar possa ver.
Avaliação:
Participação ativa na aula e apresentação do trabalho.